sábado, 19 de fevereiro de 2011

Volta às aulas nesta segunda-feira

Em reunião realizada na tarde de quinta-feira, 17, com as direções de 42 escolas e 14 creches liberadas pela Defesa Civil para receber os alunos na próxima segunda-feira, 21, o secretário municipal de Educação, Marcelo Verly, confirmou que chegou a hora de recomeçar, “mesmo longe da situação ideal”. Nos últimos dias, o secretário vem recebendo os profissionais da área para acertar detalhes e conferir os preparativos para o início do ano letivo.

“Decidimos realizar este último encontro antes do reinício das aulas para não deixar nenhuma dúvida quanto à importância desta data. Vamos trocar idéias sobre os preparativos e situações pontuais que porventura ainda necessitem de ajustes. Trabalharemos durante o fim de semana para cumprir o que a população espera de nós, ou seja, a abertura das primeiras unidades de ensino liberadas para funcionar no dia 21”, reiterou Verly.

Representantes de empresas de alimentação, transporte, limpeza, gás e de análise bacteriológica das unidades também estiveram presentes para conhecer as reivindicações dos dirigentes e saber o que ainda precisa ser feito. O secretário fez questão de ressaltar que todos devem estar conscientes de que as condições desse início de ano letivo ainda não são as ideais. No entanto, ele enfatizou que nada disso pode ser visto como impedimento para começar o trabalho com o pé direito, num esforço conjunto para vencer qualquer obstáculo ou imprevisto que possa surgir no caminho. “A partir desse primeiro pontapé, estaremos mais fortes e estimulados a seguir em frente, dia a dia, na certeza de que a cada etapa vencida, outras escolas e creches voltarão a funcionar melhor do que antes, até concluirmos nossa meta na data prevista, que é 14 de março”, disse.

Marcelo Verly aproveitou a ocasião para apresentar e entregar aos professores uma publicação doada pela Editora Abril em parceria com a prefeitura do Rio: 20 mil exemplares do Guia da Educação em Família: “É uma cartilha esclarecedora que vai ajudar no relacionamento entre as famílias e as escolas, com temas voltados para os pais e educação de seus filhos. Através de ideias práticas e simples, baseadas em pesquisas e na experiência de renomados profissionais, seu conteúdo foi inspirado no movimento Educar para Crescer. Esse Guia deve ser distribuído para os pais na primeira semana de aula e servir de instrumento para construção de uma nova forma de diálogo da comunidade escolar”, sugeriu.

No editorial do Guia da Educação em Família assinado pelo secretário e o prefeito Dermeval Barboza Moreira Neto, uma frase simboliza o momento pela qual a educação do município deve se apoiar, segundo Verly: “Faremos da Educação a marca para o renascer de uma nova Nova Friburgo”, assinalou. A editora FTD também doou mil livros, obras literárias infanto-juvenil, extraclasse, que certamente fará a alegria das crianças como leitura complementar.

Momentos que antecedem retomada do ano letivo requerem total atenção

De acordo com Verly, das 56 unidades, 12 precisam do suprimento de produtos alimentícios para a merenda nos primeiros dias. “Precisamos que as empresas responsáveis por essa distribuição priorizem essas unidades”, pediu. Diante da explanação de uma dirigente sobre alguns abrigados em sua unidade, o secretário esclareceu: “Entendo que ainda haja problemas pontuais em algumas das unidades já liberadas. Mas se fôssemos aguardar que tudo estivesse em perfeitas condições, não começaríamos o ano letivo nem em 15 de março. Não podemos nos deter diante de nenhuma dificuldade que surja.”

Ele voltou a lembrar que há apenas 35 dias Nova Friburgo foi devastada pelo pior desastre climático do Brasil. E que, graças ao esforço e solidariedade de todo o povo e autoridades brasileiras, além dos friburguenses, a cidade recuperou os serviços básicos e está conseguindo colocar cerca de sete mil alunos dentro das salas de aula. “Quem viu nossa cidade naquele fatídico 12 de janeiro, não acreditava que poderíamos avançar como avançamos. No entanto, estamos dando o primeiro passo para a reconstrução da nossa cidade. Dia 21 de fevereiro de 2011 é o nosso momento da verdade. É importante que vocês conversem com os pais, com serenidade, e que dêem todo o amor e carinho a essas crianças que estão retornando para suas escolas. Neste primeiro momento, estamos oferecendo tudo o que conseguimos e temos para oferecer. Todos nós devemos ter paciência e tolerância, porque não vamos resolver em poucos dias, ou semanas, ou até meses, tudo o que há para ser resolvido. Todos nós, pais e professores, população e autoridades, temos um pacto. Vamos nos respeitar e trabalhar, e dar o melhor de nós. Não há outra forma de fazer. É planejar e fazer, continuamente”, concluiu o secretário.

As informações são da Secretaria de Cominicação de Nova Friburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário