segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Núcleo de pesquisas em Friburgo

Na última sexta-feira, o deputado federal Glauber Braga informou ao prefeito de Nova Friburgo sobre a instalação do Núcleo de Emergência do Centro de Estatísticas, Estudos e Pesquisas do Estado (Ceperj). O núcleo ficará na sede no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet - Nova Friburgo), em Conselheiro Paulino, durante 90 dias.

Segundo o diretor do Ceperj, professor Epitácio Brunet, o núcleo fará um mapeamento georeferenciado (com localização territorial) dos indicadores econômicos, ambientais e institucionais do município durante o período anterior e posterior à tragédia do dia 12 de janeiro. O estudo pretende revelar a evolução histórica de Nova Friburgo nos últimos dez anos e as projeções de reconstrução para o futuro.

Esse levantamento efetuado pelo Centro de Pesquisas servirá como base de dados para comparativos entre as duas realidades de Nova Friburgo, antes e depois da catástrofe, a fim de proporcionar ferramentas concretas aos órgãos responsáveis pela reestruturação da cidade.

Núcleo permanente
O prefeito enviará à Câmara Municipal projeto de lei para criação de um núcleo de estudos permanente em Nova Friburgo, para realizar o monitoramento da evolução de Nova Friburgo durante os próximos anos, a fim de possibilitar aos próximos governos um banco de informações capaz de projetar a cidade em bases seguras.

Durante os 90 dias de estadia do Ceperj em Nova Friburgo, os funcionários do órgão farão a capacitação de técnicos da prefeitura para a continuidade do projeto de diagnóstico do município. Após esse período, visitas assistenciais serão feitas ao núcleo para apoio aos novos pesquisadores.

As informações são da Secretaria de Comunicação de Nova Friburgo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário