quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Escritório avançado da Secretaria Municipal de Agricultura está em Vargem Alta

de


A partir desta quinta-feira, 17, o Escritório Avançado da Secretaria Municipal de Agricultura, em conjunto com a Emater-RJ, presta atendimento aos agricultores de Vargem Alta.

O Escritório ficou na CEASA de 25/01 até ontem, 16, para efetuar o levantamento das perdas sofridas pelos produtores rurais.

A ação pretende incluir os agricultores na obtenção de ajuda emergencial não-reembolsável do Programa Rio Rural. Os recursos serão disponibilizados pelo Governo do Estado e Banco Mundial, financiadores do programa.

Juntamente com esse trabalho, duas equipes de engenheiros especializados da UERJ fizeram estudos dos danos causados nas estradas vicinais, galhos e pontas, pontes e pontilhões, e deslizamentos de encostas. Os dados serão enviados à Secretaria estadual de Agricultura para captação de verba de reconstrução.

Empréstimo Pronaf Emergencial

O Escritório Avançado, através da Emater-RJ, continua recebendo os pedidos de empréstimo ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) no valor de R$ 2 mil, a juros de 0,5% ao ano, com prazo de dois anos para pagamento; o recurso é destinado aos agricultores familiares detentores da DAP – Declaração de Aptidão. Os pedidos são feitos sem maiores formalidades nem exigência de aval e encaminhados ao Banco do Brasil, cabendo ao interessado comparecer na agência local para assinar o contrato e receber o dinheiro.

A Secretaria de Agricultura esclarece que os créditos serão feitos na conta corrente do Banco do Brasil em nome do beneficiário, sem qualquer ônus para este.

Pronaf “Mais Alimentos”

A grande novidade para os floricultores de Vargem Alta é que o Pronaf “Mais Alimentos” foi estendido aos demais segmentos, neste caso a floricultura, com limite de até R$ 130 mil, carência de até dois anos e prazo de 10 anos para pagamento.

Já o Pronaf Investimento concederá bônus emergencial (desconto) por ocasião do vencimento das parcelas, mediante percentual a ser fixado de acordo com o que ficar apurado no laudo de perdas elaborado pela Emater-RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário