sábado, 25 de junho de 2011

Por trás de cada efeito, há uma causa

A ONU elaborou um guia para jornalistas que escrevem sobre redução de riscos de desastres (em inglês). Embora desastres possam acontecer a qualquer momento, é possível ter ações para construir resiliência e diminuir seus impactos.

Neste sentido, a mídia tem um papel muito importante em alertar e disseminar informações sobre redução de riscos. Os jornalistas devem explorar as causas dos desastres e suas dimensões sociais para ajudar as comunidades a entenderem o que as deixa vulneráveis e o que podem fazer para mudar isto.

Segundo o documento, a natureza gera alguma situação de risco - terremoto, enchente, erupção etc - mas são os humanos que ajudam a provocar os desastres. Ou seja, não dá para impedir uma situação de risco natural, mas é possível fazer algo para evitar que se torne um desastre, por meio de ações contra o desmatamento, ocupação irregular, assim como treinamento para evacuação de áreas. Portanto, é recomendado, por exemplo, a não utilização na mídia do termo "desastre natural", para que haja uma disseminação da responsabilidade humana para impedir ou diminuir o risco de tais tragédias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário