sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Trabalhos de recuperação do solo em Friburgo

Os pesquisadores da Embrapa, do Núcleo de Pesquisa e Treinamento para Agricultores (NPTA – Nova Friburgo), com apoio do secretário de Agricultura, Roberto Wermelinger, começaram os trabalhos de recuperação da capacidade produtiva dos solos nas propriedades atingidas pelas chuvas. O Núcleo foi instalado há três anos e conta com vários projetos na região.

De acordo com os pesquisadores, o momento é de canalizar as pesquisas para promover cultivos que minimizem o impacto no ambiente e o uso eficiente de recursos. Nesse sentido, já estão elaborando uma proposta para gestão dos resíduos orgânicos do município. Aliado a isso, pretendem intensificar as ações de adaptação e difusão de práticas agrícolas conservacionistas, bem como a realização do II Workshop sobre Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha.
As informações são da Secretaria de Comunicação de Nova Friburgo.

****

As montanhas representam 16,91 % do território nacional e desde 2002 é considerado Ponto Focal na Convenção da Biodiversidade Biológica, da qual o Brasil é signatário. O Ministério do Meio Ambiente criou a Câmara Técnica sobre Ecossistemas de Montanhas e está elaborando o Programa Nacional de Pesquisas e Conservação em Ambientes de Montanhas. Mas apesar da reconhecida importância dos Ecossistemas de Montanhas e das questões sociais, ambientais e econômicas relacionadas à sua exploração, não existem no país grupos de pesquisa focados no seu estudo. Foi pensando nisso, que a Embrapa Agrobiologia organizou o "1º Workshop sobre desenvolvimento sustentável em ambientes de montanhas", que será realizado nos dias 27 e 28 de julho de 2010, em Nova Friburgo, região serrana do estado do Rio de Janeiro. (Fonte: Embrapa Agrobiologia)

Para conhecer a Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário