quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Reforço na agricultura

Segundo a Prefeitura Municipal de Friburgo, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e os municípios da Região Serrana ganharam mais um reforço no trabalho de recuperação da agricultura. O Banco Mundial (Bird) garantiu recursos não-reembolsáveis para o desenvolvimento de ações voltadas para produtores rurais de Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (9/2), pelo secretário de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, depois de apresentar ao gerente do Bird, Álvaro Soler, propostas de parcerias para ajudar na reconstrução da região.

A comitiva do Bird visitará, durante três dias, as microbacias de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo, acompanhada pela equipe do Programa Rio Rural. Os técnicos do programa da Secretaria de Agricultura e Pecuária apresentarão ao gerente do Banco Mundial e aos especialistas em desenvolvimento rural, meio ambiente, produção agropecuária e estradas os pontos críticos da Região Serrana. A missão ficará no Rio de Janeiro até a próxima semana e anunciará um plano conjunto emergencial e de médio a longo prazo para ajudar a minimizar os estragos causados pelos temporais.

Mais de três mil agricultores beneficiados

Para que os 3,2 mil mini agricultores que perderam suas propriedades em decorrência das chuvas possam retomar a produção e a comercialização de seus produtos, a Secretaria de Agricultura propõe a captação de mais créditos rurais. A reestruturação econômica das pequenas propriedades inclui ainda a reconstrução de estradas vicinais, a construção de imóveis e obras de melhoria no saneamento básico. Desde o início do trabalho de recuperação da região, o governo estadual disponibiliza maquinários fundamentais para o escoamento da produção rural, além de ferramentas de trabalho para o produtor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário