terça-feira, 21 de junho de 2011

Secretaria de Assistência Social de Friburgo convoca cadastrados do Aluguel Social

Do jornal A Voz da Serra

As 2.400 famílias friburguenses cadastradas no Aluguel Social que estão recebendo o benefício deverão comparecer à Secretaria Municipal de Assistência de Desenvolvimento Social e Trabalho até o dia 24 de junho para efetuarem a inclusão de dados no Cadastro Único (Cadúnico) do Governo Federal. De acordo com o secretário municipal Carlos Maduro, essa medida é fundamental e uma exigência que deve ser cumprida pelo município.

Os cadastrados devem comparecer à secretaria das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, na Rua Augusto Spinelli, 160, com os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho, título de eleitor, declaração escolar dos filhos, conta de luz, PIS ou Pasep, certidão de nascimento ou casamento de toda a família.

O QUE É O CADASTRO ÚNICO:

O Cadastro Único para Programas Sociais é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou de três salários mínimos no total. Dessa forma, o Cadastro Único possibilita conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e também dados de cada um dos componentes da família.

O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, possibilita ao poder público formular e implementar políticas específicas, que possam contribuir para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas e desenvolver suas potencialidades. Atualmente o Cadastro Único conta com mais de 19 milhões de famílias inscritas.
O Cadastro Único, regulamentado pelo Decreto nº 6.135/07 e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), deve ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários e integração de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família. Suas informações podem também ser utilizadas pelos governos estaduais e municipais para obter o diagnóstico socioeconômico das famílias cadastradas, possibilitando a análise das suas principais necessidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário