domingo, 30 de janeiro de 2011

II.Comboio CESOrj - Notícias do front – Incursões ao campo

Saída conturbada com a perda de dois jipes por motivos de força maior, retenção no pedágio por mudança na regra de gratuidade para voluntários – esse absurdo que é o Brasil e, principalmente, a CRT! Obrigado ao Supervisor Torres que nos "bancou".

Obstáculos de acordo com o poder de beneficiamento que iriamos encontrar após passar por uma Serra que acordava reluzente ao calor e Luz do Sol que nos guiava.

Chegada em Conquista mais organizados que imaginávamos.

Os diretores do CEASA, Luiz Claudio, Olavo e Ronaldo dão um banho de dedicação, competência e preocupação com os moradores ao seu redor. Convergiram os esforços de associações comerciais, igrejas e associações de moradores para conduzir um mapeamento do quadro das áreas que cercam o CEASA em parceria com o CESOrj que cede voluntários, expertise (montagem de formulários e gerenciamento de informação) e logística de transporte 4x4.

Em meio ao trabalho, aparições repentinas e conflitantes entre si da Cruz Vermelha Nacional e Cruz Vermelha Regional, tanto do Rio, quanto de Teresópolis. E a WSPA, que atendeu a inúmeros animais e foi sempre solícita e parceira na troca de informações.

Três jipes levaram donativos e voluntários a locais um pouco mais distantes, onde os holofotes não chegam. E poucos donativos também.

Caso de pedofilia (em investigação), ameaças de suicídio (em tratamento), jipes desatolando carros de passeio, triagem de pessoas, três carretas descarregadas pelos voluntários CESOrj e muitas histórias dos locais indo do fantástico ao triste, passando pelo surreal.

Os limites de exploração encontraram pessoas isoladas, caminhão do exército atolado transportando corpo recém-encontrado, retroescavadeira destruindo ponte e atrasos no cronograma aguardando o exército reconstruir a ponte de madeira.

O ponto alto, contudo, foi a volta da Luz no exato momento em que deixávamos donativos na casa de uma moradora em área relativamente isolada. “Vocês trouxeram a Luz da esperança”.

Missão de sábado dada e cumprida com Amor.

Domingo entregaremos o prometido sábado e continuaremos mapeando sobreviventes, suas necessidades e buscando chegar onde até aqui apenas donativos entregues por helicóptero chegaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário