segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Informe CESO sobre chuvas dos dias 17 e 18 de dezembro

INFORME CESOrj - Convergindo Esforços, Superando Obstáculos (publicado na comunidade de monitoramento das chuvas de NF no Facebook)

Somos um movimento em rede criado no dia 14 de janeiro de 2011 para ajudar na região do III.Distrito de Campo do Coelho e durante todo o ano subimos aos finais de semana para realizar ações de mapeamento e entrega de donativos - trabalho de formiga ou de abelha, como preferirem. Ao todo mais de 32 missões no ano...

Este final de semana realizamos nossas ações de natal atendendo 112 crianças de 3 escolas municipais e mais um grande número de famílias e crianças na versão móvel: passamos por São Lourenço, Fazenda Manfredo, Pilões, Campinas, Prainha, Conquista, Sítio Santo André, entre outros... tentamos, mas foi impossível chegar ao Jardim Suíço, que se encontra isolado e sem luz; inclusive há uma senhora acamada, sogra do Zé Nogueira, cuja casa fica à beira do Rio...

Dos 5 trajetos previstos para domingo só conseguimos passar por 1... o resto teve deslizamento e/ou queda de barreira.

No sábado a noite fomos informados de que o estado de alerta havia evoluído para estado de emergência, o que me levou a ligar para a Defesa Civil local para:

a) nos atualizarmos oficialmente dos fatos

b) colocarmos nossa equipe à disposição, pois temos alguns membros com formações específicas que podem ajudar muito nestes casos

Eis minha surpresa ao me deparar com a seguinte situação que lhes copio de um relato que escrevi para a comunidade de nosso grupo:

Ao ligar para a Defesa Civil o "Jão" me informa que não haviam passado para estado de emergência, que nada havia acontecido.

Questionado sobre alguma ocorrência em Campo do Coelho a resposta foi rápida: lá caiu uma ponte.

Novamente questionado a partir dos fatos - afinal, como assim cai uma ponte de uma área de ligação estratégica e não se decreta estado de emergência? O que mais precisaria...

...precisou vir o superior, Meireles, para me dizer que o que havia sido levado era uma pinguela em Córrego Dantas.

Agora, desde quando pinguela é ponte? E como dá para confundir Córrego Dantas com Campo do Coelho?

A preocupação foi de reafirmar que a Defesa Civil estava cobrando do Estado a construção da ponte... enquanto isto, boataria se espalhando nas ondas do medo, das memórias, do ego e da mídia...

Tudo o que menos precisamos é um ciclo de acusações mútuas enquanto vidas estão em risco, tudo o que menos precisamos é desinformação, tudo o que menos precisamos é falta de preparo e falta de coordenação.

Tudo o que mais precisamos é focar nossas vontades para ajudar quem precisa e passar a trabalhar de maneira séria - nosso povo é competente, basta dar condições de trabalho.

Tanto o Jão, quanto o Meireles, tenho certeza, estavam sérios e fazendo seu melhor, mas sem recursos de estrutura e treinamento, sem um processo que lhes dê condições de trabalhar corretamente - a culpa não é deles, a responsabilidade é de todos nós, que aceitamos que o governo brinque com as nossas vidas e não ocupamos nosso espaço político; uma dica: vocês sabiam que se a maioria anular, todos os candidatos se tornam inelegíveis e uma nova eleição tem que ser convocada?

Por isto vale dizer que não precisamos que nos dêem nada não, podemos construir tudo sozinhos. Poder ao povo? Não. Povo ao poder.

Falta educação, mas também falta vontade para sermos uma nação.

Nação não é hino, nação não é bandeira, nação é união!

Nenhum comentário:

Postar um comentário