domingo, 3 de julho de 2011

Nova Friburgo terá debate sobre mudanças climáticas: autoridades discutirão prevenção a catástrofes naturais

Do jornal A Voz da Serra

O Instituto Casa do Pau-Brasil e a Prefeitura de Nova Friburgo, por intermédio das secretarias municipais de Educação e de Meio Ambiente, organizam a conferência “Mudanças climáticas: vulnerabilidades e desafios socioambientais”, que será realizada no dia 6, das 9h às 17h, no Country Clube (Avenida Conselheiro Julius Arp 140, Centro). Segundo os organizadores, este encontro tem como objetivo principal fornecer informações importantes para que no próximo verão a sociedade esteja melhor preparada para as possíveis fortes chuvas típicas da estação.

Entre os principais palestrantes estarão presentes Haroldo de Mattos Lemos, presidente do Instituto Brasil do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma); Carlos Alberto Muniz, vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro; Airton Bodstein, coordenador do mestrado em defesa e segurança civil da Universidade Federal Fluminense (UFF); Olney Botelho, presidente do Conselho de Desenvolvimento de Nova Friburgo (Codenf); Eduardo De Vries, secretário municipal de Meio Ambiente; Maria Luiza Ferreira, presidente do Instituto Casa do Pau-Brasil, entre outras personalidades da área.

Serão abordados temas como a contribuição da ciência e tecnologia no apoio à gestão de desastres, plano nacional de defesa civil e prevenção de catástrofes, ocupação irregular do solo, gestão do lixo, mudança climáticas — fenômeno global versus impacto local —, entre outros assuntos.

A conferência tem apoio institucional do Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas Para o Meio Ambiente, Universidade Federal Fluminense, Estácio de Sá Nova Friburgo e Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail institutocasadopaubrasil@hotmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário