sábado, 7 de janeiro de 2012

Boletim 02 - madrugada de sexta e manhã de sábado

Segundo a Ministra do Planejamento, Mirian Belchior, os investimentos do governo em defesa civil terão como prioridade as ações de prevenção. “Essa é uma orientação da presidenta Dilma Rousseff de mudar a forma de trabalhar ações de defesa civil, que se dão somente na hora em que acontece a tragédia. É preciso trabalhar com soluções definitivas, para que essas tragédias não se repitam ou sejam minimizadas.” informou ontem a tarde, à Agência Brasil.

Enquanto isso, o fim de tarde/noite de Nova Friburgo foi de chuva fraca e retorno agora pela manhã, segundo o INEA, ao estado de vigilância. O Jornal A Voz da Serra visitou pontos de apoio durante esta semana e identificou certos problemas. Alguns pontos realmente estavam abertos 24hs, porém vazios. Foi o caso do ponto de apoio de Duas Pedras. Dentre os problemas identificados, constatou-se desde a falta de água potàvel e colchonetes, até pontos de apoio que não possuiam se quer banheiro.

Seguem algumas orientações importantes em caso de chuva forte e alerta das sirenes:

1- Deixe seus documentos e algum dinheiro, separados em uma pasta impermeável.
2- Coloque à vista roupas, capas e sapatos adequados, caso precise deixar sua casa.
3- Mantenha seu celular sempre carregado.
4- Não se esqueça do rádio de pilhas, lanterna e pilhas extras.
5- Saiba qual o ponto de apoio mais perto de você.

O ideal é que você tenha esses itens sempre por perto, pelo menos até o final da estação das chuvas.

E o CESOrj lembra: NUNCA, de maneira alguma, ignore o aviso de uma sirene. Ela é fundamental nesse período e, sendo respeitada, pode salvar muitas vidas.

Siga todas as informações através do nosso blog, facebook e twitter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário