terça-feira, 22 de março de 2011

TV e rádio emitirão sinais de alerta em Nova Friburgo em caso de temporais

Da Agência Brasil

O município de Nova Friburgo, um dos mais atingidos pelo temporal de janeiro deste ano, implantou um novo sistema de alerta à população, que será ativado no caso de chuvas fortes. O coordenador da Defesa Civil do município, coronel Roberto Robadey, informou hoje (21) que as emissoras de televisão e rádio locais veicularão sinais padronizados de acordo com o índice pluviométrico. A medida tem como objetivo orientar os moradores de forma confiável e evitar o pânico diante de boatos.

“Nós detectamos várias ondas de boatos sempre que havia uma previsão de chuva, então resolvemos padronizar os avisos. Quando ouvir um boato sobre as chuvas, basta o cidadão sintonizar nesses canais para que saiba se o alerta é verdadeiro, oficial”, disse Robadey.

Segundo ele, as emissoras de TV exibirão um selo de atenção se o índice pluviométrico chegar a 40 milímetros (mm), e de alerta se atingir 60mm. Nesse estágio, a orientação é para que os cidadãos busquem locais mais seguros ou abrigos oficiais. Inserções no rádio serão feitas a cada 15 minutos, até que a chuva saia de sua fase mais crítica.

Somente em Nova Friburgo, aproximadamente 2 mil casas foram destruídas ou condenadas devido às chuvas de janeiro. Ainda há cerca de 700 pessoas morando em abrigos da prefeitura, apesar do início do pagamento do aluguel social.

Sobre uma maior atuação do Conselho Nacional de Defesa Civil na prevenção de deslizamentos, o coordenador divide a responsabilidade com a população. “Para eventos extremos, o planejamento não é suficiente. Embora as verbas públicas sejam importantes, é preciso que cada um tenha consciência de seu papel. A ação pública será sempre insuficiente e deficiente se não houver uma participação popular efetiva”.

Além das visitas aos locais de maior risco e a emissão de sinais diante de precipitações mais intensas, a Defesa Civil distribuiu cerca de mil pluviômetros caseiros para que os moradores possam monitorar a chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário