sexta-feira, 9 de setembro de 2011

XXV Comboio - Cidadania Móvel - relato estratégico

Jipes abastecidos, pneus calibrados, óleos completados, faróis e vidros limpos; preparativos finais para mapear os 20 últimos pontos para completar a parte de campo da primeira fase do Cidadania Móvel.

Até aqui foram mapeados 93 ponto de desabamento na área rural de Nova Friburgo, no III.Distrito de Campo do Coelho. O cadastro desenvolvido e aplicado pelo CESOrj visa mapear áreas de maior necessidade tanto em termos humanos, quanto em termos estruturais.

Colhemos dados precisos para atuação futura, tanto em termos de atuação do governo e de outras ONGs no amparo e incentivo ao desenvolvimento das áreas atingidas, quanto no caso do CESOrj necessitar voltar à área em caso de nova tragédia - estaremos monitorando o índice pluviométrico para enviar equipes de resgate em caso de nova ameaça - oramos para que isto não ocorra, mas estamos preparados caso a combinação da intensidade das chuvas com os rios ainda assoreados indique a possibilidade de novas calamidades.

Este final de semana - 10 e 11 de setembro de 2011 - subiremos com três jipes e 14 voluntários para mapear 20 pontos; parece tranquilo, mas a ameaça de chuva e os acessos destruídos recomendam cautela e dosagem de expectativa - às vezes a vontade de ajudar é tamanha que dá margem à frustração e a perda de foco e acabamos por atrapalhar logo aquilo que tanto almejamos; equilíbrio é fundamental.



Humildade para rever constantemente a estratégia de acordo com a mudança de variáveis - acabamos aprendendo e ganhando muito mais do que doamos; potencializamos nossas vidas, compreendendo como apenas uma vida de doação e Amor confere um verdadeiro sentido a tudo.

A estratégia deste final de semana, devido aos poucos jipes, é focar a atuação, bem no estilo Blitzkrieg: rapidez e precisão - estratégica e operacional - para dar conta de 3 áreas principais, subdivididas em fases.

A equipe Alpha irá focar as atuações do sábado nos três pontos mais difíceis de toda região, de todos os 113 pontos, onde 11 pessoas morreram e o acesso só é feito a pé ou de moto. Iremos de jipe até o ponto mais próximo possível e desbravaremos os 7km (aprox.) restantes nas asas da compaixão.



Finalizando esta missão, a equipe Alpha passa a dar suporte para a equipe Ômega, que conta com dois jipes e 9 voluntários focando em uma área com 11 pontos.



O objetivo é mapear tudo isto até o final de sábado para restarem apenas 6 pontos para o domingo - como a previsão é de chuva, optamos por deixar os pontos de mais fácil acesso para o final, até porque são distantes entre si e o ideal é sempre se rodar no mínimo em duplas; algo difícil quando se tem apenas 3 jipes e tantos pontos.

Mas nada que assuste a este grupo que se criou naturalmente - da necessidade que nos une a todos - e que vem atuando incessantemente há 9 meses na região, desde o dia 14 de janeiro.

A história só está começando, tem muita página ainda a ser escrita: ajude-nos, sem drama, a fazer de uma tragédia um final feliz de muito Amor e superação - junte-se ao CESOrj.

Nenhum comentário:

Postar um comentário