sexta-feira, 18 de março de 2011

Comitê Especial de Reconstrução Rural da Região Serrana realiza primeira reunião

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária

Integrado por representantes de secretarias e órgãos estaduais, municipais e federais, além de instituições da sociedade civil ligadas ao setor agrícola, o CERES – Comitê Especial de Reconstrução Rural da Região Serrana, teve nesta terça-feira (15/03), sua primeira reunião, presidida pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo,em Niterói.

Segundo ele, passado o momento emergencial, o comitê busca organizar o conjunto de propostas que surgem visando à reconstrução da Região Serrana. Para isso, está sendo feita a captação de recursos e a organização do trabalho técnico, sem o qual a maioria das propostas de reconstrução não se concretiza, como já foi visto no passado.

Na avaliação de Christino Áureo, o papel do comitê é acompanhar a evolução e a efetivação da implantação dos projetos de reconstrução da zona rural dos municípios afetados.

– Atendendo ao desejo do governador Sérgio Cabral, temos o desafio de recuperar a atividade preparando nossa matriz produtiva para evoluir. Vamos utilizar a pesquisa e a tecnologia para aprimorar a agricultura na região – frisou.

Para o prefeito de Trajano de Moraes, Carlos Gomes, o encontro permitiu obter informações claras do trabalho que está sendo feito.

– Com essa tragédia pudemos constatar que o governador trabalhou certo ao equipar todo o estado com máquinas e veículos, que foram transferidos para ajudar os municípios imediatamente após a tragédia. Isso foi fundamental na desobstrução e recuperação das estradas, permitindo a chegada de socorro – destacou.

O trabalho dos equipamentos locados com recursos do Banco Mundial para reforçar as ações da patrulhas mecanizadas do Programa Estradas da Produção, a liberação dos créditos emergenciais, as ações especiais para reestruturação das áreas produtivas e o retorno das famílias ao ambiente rural estiveram na pauta do encontro.

O secretário Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, lembrou que um fórum permanente como o Ceres é um canal importante para ouvir os municípios.

– A tragédia da Região Serrana demanda um tempo para ser resolvida. Daí a necessidade de um espaço como este, que ajuda a traçar as ações do governo do estado – explicou.

O prefeito de Bom Jardim, Jorge Quintes reconheceu o empenho das autoridades para apoiar os municípios afetados e destacou a importância do Ceres.

– Aqui é a oportunidade para a troca de informações. Posso transmitir aos produtores do meu município que os governos estadual e federal estão voltados para solucionar os problemas daqueles que perderam tudo ou quase tudo – acrescentou.

O Comitê Especial de Reconstrução Rural da Região Serrana volta a se reunir no dia 03 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário