quinta-feira, 24 de março de 2011

Doações necessárias para o momento. Ajudem!

Estamos precisando com urgência das seguintes DOAÇÕES de material de limpeza e produtos de higiene pessoal. A ideia é montarmos 200 kits.

MATERIAL DE LIMPEZA:

sabão em pó

água sanitária

desinfetante

sabão em barra

(com esses itens ja montamos os kits)


Mas para ficar mais completo precisamos também:

esponja

bombril

amaciante

OBS: lembrando que ja temos 40 vassouras e rodos e NÃO precisamos de detergente!

HIGIENE PESSOAL:

desodorante

escova de dentes (infantil e adulto)

shampoo

condicionador

E para ficar mais completo precisamos também:

cotonete

algodao

fio dental

aparelho de barbear

OBS: NÃO precisamos de sabonete, pasta de dentes e absorvente.

POR FAVOR quem quiser nos ajudar avise por aqui ou nos mande email para cesorj@gmail.com. Se não puder trazer até a gente, nós iremos buscar aonde for preciso. Podemos reverter doaçao em dinheiro também (com comprovante em nota fiscal), para comprar o que tiver faltando.

P.S: Vale lembrar a urgencia desses kits devido também as chuvas que houveram essas semanas. Desinfetar é muito importante!

Luz & Paz!!

Equipe CESOrj

terça-feira, 22 de março de 2011

TV e rádio emitirão sinais de alerta em Nova Friburgo em caso de temporais

Da Agência Brasil

O município de Nova Friburgo, um dos mais atingidos pelo temporal de janeiro deste ano, implantou um novo sistema de alerta à população, que será ativado no caso de chuvas fortes. O coordenador da Defesa Civil do município, coronel Roberto Robadey, informou hoje (21) que as emissoras de televisão e rádio locais veicularão sinais padronizados de acordo com o índice pluviométrico. A medida tem como objetivo orientar os moradores de forma confiável e evitar o pânico diante de boatos.

“Nós detectamos várias ondas de boatos sempre que havia uma previsão de chuva, então resolvemos padronizar os avisos. Quando ouvir um boato sobre as chuvas, basta o cidadão sintonizar nesses canais para que saiba se o alerta é verdadeiro, oficial”, disse Robadey.

Segundo ele, as emissoras de TV exibirão um selo de atenção se o índice pluviométrico chegar a 40 milímetros (mm), e de alerta se atingir 60mm. Nesse estágio, a orientação é para que os cidadãos busquem locais mais seguros ou abrigos oficiais. Inserções no rádio serão feitas a cada 15 minutos, até que a chuva saia de sua fase mais crítica.

Somente em Nova Friburgo, aproximadamente 2 mil casas foram destruídas ou condenadas devido às chuvas de janeiro. Ainda há cerca de 700 pessoas morando em abrigos da prefeitura, apesar do início do pagamento do aluguel social.

Sobre uma maior atuação do Conselho Nacional de Defesa Civil na prevenção de deslizamentos, o coordenador divide a responsabilidade com a população. “Para eventos extremos, o planejamento não é suficiente. Embora as verbas públicas sejam importantes, é preciso que cada um tenha consciência de seu papel. A ação pública será sempre insuficiente e deficiente se não houver uma participação popular efetiva”.

Além das visitas aos locais de maior risco e a emissão de sinais diante de precipitações mais intensas, a Defesa Civil distribuiu cerca de mil pluviômetros caseiros para que os moradores possam monitorar a chuva.

domingo, 20 de março de 2011

CESOrj em almoço no BOPE

O CESOrj almoçou com o comando do BOPE e outras entidades envolvidas na festa de comemoração das operações em Conquista. O Projeto Eclésia também esteve presente.



Aguardem mais informações sobre o evento Fé e Cidadania.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Comitê Especial de Reconstrução Rural da Região Serrana realiza primeira reunião

Da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária

Integrado por representantes de secretarias e órgãos estaduais, municipais e federais, além de instituições da sociedade civil ligadas ao setor agrícola, o CERES – Comitê Especial de Reconstrução Rural da Região Serrana, teve nesta terça-feira (15/03), sua primeira reunião, presidida pelo secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo,em Niterói.

Segundo ele, passado o momento emergencial, o comitê busca organizar o conjunto de propostas que surgem visando à reconstrução da Região Serrana. Para isso, está sendo feita a captação de recursos e a organização do trabalho técnico, sem o qual a maioria das propostas de reconstrução não se concretiza, como já foi visto no passado.

Na avaliação de Christino Áureo, o papel do comitê é acompanhar a evolução e a efetivação da implantação dos projetos de reconstrução da zona rural dos municípios afetados.

– Atendendo ao desejo do governador Sérgio Cabral, temos o desafio de recuperar a atividade preparando nossa matriz produtiva para evoluir. Vamos utilizar a pesquisa e a tecnologia para aprimorar a agricultura na região – frisou.

Para o prefeito de Trajano de Moraes, Carlos Gomes, o encontro permitiu obter informações claras do trabalho que está sendo feito.

– Com essa tragédia pudemos constatar que o governador trabalhou certo ao equipar todo o estado com máquinas e veículos, que foram transferidos para ajudar os municípios imediatamente após a tragédia. Isso foi fundamental na desobstrução e recuperação das estradas, permitindo a chegada de socorro – destacou.

O trabalho dos equipamentos locados com recursos do Banco Mundial para reforçar as ações da patrulhas mecanizadas do Programa Estradas da Produção, a liberação dos créditos emergenciais, as ações especiais para reestruturação das áreas produtivas e o retorno das famílias ao ambiente rural estiveram na pauta do encontro.

O secretário Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, Felipe Peixoto, lembrou que um fórum permanente como o Ceres é um canal importante para ouvir os municípios.

– A tragédia da Região Serrana demanda um tempo para ser resolvida. Daí a necessidade de um espaço como este, que ajuda a traçar as ações do governo do estado – explicou.

O prefeito de Bom Jardim, Jorge Quintes reconheceu o empenho das autoridades para apoiar os municípios afetados e destacou a importância do Ceres.

– Aqui é a oportunidade para a troca de informações. Posso transmitir aos produtores do meu município que os governos estadual e federal estão voltados para solucionar os problemas daqueles que perderam tudo ou quase tudo – acrescentou.

O Comitê Especial de Reconstrução Rural da Região Serrana volta a se reunir no dia 03 de maio.

terça-feira, 15 de março de 2011

Situação da Região Serrana ainda é crítica dois meses após enchentes

Confira matéria na GloboNews sobre a situação da Região Serrana dois meses após as enchentes. Em Nova Friburgo, a prefeitura ainda não conseguiu remover a lama e a sujeira dos bairros atingidos pelas chuvas. Em Teresópolis, há mais de 2,3 mil imóveis interditados. Em Petrópolis, centenas de pessoas vivem em abrigos.


sábado, 12 de março de 2011

Prorrogado prazo para pagamento de Cota Única e 1ª Cota do IPTU e ISS em Friburgo

Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Nova Friburgo

A Prefeitura de Nova Friburgo, por meio do Decreto nº 037, de 03 de março de 2011, prorrogou o Calendário Fiscal dos Contribuintes Anuais do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar (TCLD), assim como do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN).

Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda, o pagamento da Cota Única e da primeira (1ª) cota dos respectivos impostos poderá ser feito até 31 de março, com direito a desconto de 10% (dez por cento), e não mais até 19 de março, conforme divulgação anterior.

As pessoas que não receberam o carnê de IPTU, mas possuem acesso à internet, devem acessar o site da prefeitura ( http://www.pmnf.rj.gov.br/) para imprimir o boleto. Outra opção é dirigir-se ao Posto de Atendimento, localizado no antigo prédio da Oi, de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30.

O secretário de Fazenda, professor Francisco Assis Correa Barbosa, informa que, por determinação do prefeito Dermeval Barbosa Moreira Neto, a cobrança do imposto dos imóveis oficialmente interditados pela Defesa Civil continua suspensa temporariamente.

Confira abaixo as datas limites para os pagamentos das cotas dos impostos:

IPTU e TCLD
Primeira Cota – até 31 de março de 2011
Segunda Cota – até 19 de abril de 2011
Terceira Cota – até 19 de maio de 2011
Quarta Cota – até 19 de junho de 2011
Quinta Cota – até 19 de julho de 2011
Sexta Cota – até 19 de agosto de 2011
Sétima Cota – até 19 de setembro de 2011
Oitava Cota – até 19 de outubro de 2011
Nona Cota – até 19 de novembro de 2011
Décima Cota – até 19 de dezembro de 2011

ISSQ
Primeira Cota – até 31 de março de 2011
Segunda Cota – até 19 de abril de 2011
Terceira Cota – até 19 de maio de 2011
Quarta Cota – até 19 de junho de 2011

Prazo maior para optar pelo Simples

As micro e pequenas empresas fluminenses sediadas nos sete municípios atingidos pelas chuvas do início do ano terão prazo maior para aderir ao Simples Nacional. A decisão foi tomada pela Secretaria–Executiva do Simples Nacional, após solicitação do Sebrae/RJ.

Com isso, os empreendimentos formais sediados em Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis, com receita bruta anual de até R$ 2,4 milhões ao ano e que ainda não optaram pelo regime tributário simplificado poderão aderir ao sistema no período de 4 a 29 de abril, produzindo efeitos a partir de 1° de janeiro de 2011. O prazo havia terminado em 31 de janeiro.

Os empresários que têm qualquer dívida tributária devem regularizar a situação até 29 de abril, antes de optar pelo Simples Nacional.

O Simples Nacional foi criado pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e garante ao empresário menor carga tributária e também redução da burocracia, pois substituiu oito impostos por apenas um. Os interessados devem fazer a opção pelo portal do Simples Nacional. O resultado final estará disponível no Portal do Simples Nacional em 13 de maio.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Previsão de chuva forte para domingo

da redação do in360 RJ

A Defesa Civil de Nova Friburgo vai ficar em alerta neste fim de semana. De acordo com a previsão do Clima Tempo, está previsto chover 78mm no próximo domingo (13) em Nova Friburgo. Para ter uma comparação, no sábado está previsto uma chuva de 2mm. Em entrevista ao G1, em janeiro, a meteorologista Marlene Leal, do Inmet, disse que choveu aproximadamente 182,8 milímetros em 24 horas no dia 12 de janeiro, quando ocorreu a tragédia na serra.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Apoio aos agricultores em Nova Friburgo

Com Assessoria de Imprensa da Acianf

O distrito de Campo do Coelho, em Nova Friburgo, ganhou na semana passada a Central Avançada de Apoio da Associação Comercial de Nova Friburgo (Acianf) e o Programa Rural Legal.

Segundo a vice-presidente de Serviços, Turismo e Cultura da Acianf, Dalva Brust, a Central de Apoio está preparada para atender Cardinot, Amorango, Barracão dos Mendes, Campo do Coelho, Centenário, Florândia da Serra, Conquista e Prainha, Pilões, Rio Grande, Salinas, Baixada de Salinas e Campestre, Santa Cruz, São Lourenço, Serra Nova e Serra Velha.

Já o programa, que irá atender inicialmente as vítimas das chuvas em Campo do Coelho, tem como objetivo principal dinamizar a economia da região com propostas culturais e turísticas, além de trabalhar o equilíbrio psicossocial por meio das capacitações que atendem, prioritariamente, jovens e mulheres e os insere na cadeia econômica do turismo. “Queremos integrar a agricultura e o meio ambiente como duas atividades autossustentáveis, auxiliando o agricultor e sua família com cursos de capacitação ministrados de acordo com as parcerias formatadas pelo projeto, além de fortalecer o turismo e a figura do agricultor no processo da economia turística”, concluiu Dalva Brust.