segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

O poder da responsabilidade no voluntariado

Como voluntários, a princípio não recai sobre nós grande responsabilidade. Estamos lá porque queremos, porque decidimos, porque empenhamos nossa vontade, dedicamos nosso tempo e ocupamos um espaço carente de AtenÇÃO.

Mas a realidade é que a responsabilidade exatamente pelo voluntariado ser em área cronicamente carente, é crucial e delicada em uma região abandonada pelo Estado desde sempre, onde coleta de lixo é quinzenal quando não sazonal ou inexistente, onde a justiça é feita pelas próprias mãos e práticas de pedofilia são parte do contexto de miséria e um tal de "contexto cultural da zona rural", onde as pessoas consideram quem ganha R$540 de pensão como viúva uma pessoa rica e abastada, e onde o descontrole da falta de informação e articulação da ajuda leva a exageros e desmedidas.

Como reclamar de uma família abandonada sempre à própria sorte, que perdeu tudo ou ao menos boa parte do sustento e que estoca comida para três meses - até porque se chover novamente, podem ficar isolados mais uma vez?

Como saber se negar algo poderá representar a falta e a angústia? Como saber se a pessoa irá estocar para uso próprio ou para a revenda?

No QG do CEASA isto fica ainda mais difícil - não se tem acesso ao local de moradia e estoque da pessoa - e é dura a psicologia do voluntário: não pode liberar os donativos sem um cadastro, mesmo quando o cadastro é difícil de ser feito em uma região onde nomes de localidades nem no mapa estão. Como dizer sim ou, pior, não para alguém que vem de longe, a pé, a cavalo ou de carro em busca de ajuda, de comida e água? Ao mesmo passo que é revoltante pensar que se está dando donativos para aproveitadores. Quem é quem nesta história toda, onde não há bem ou mal, exceto no que trata saqueadores e revendedores.

O poder do voluntário de inferir no destino imediato de cada pessoa é algo que tem que ser feito por intuição, com o mínimo de informação que nos é possível ter, sondando com conhecidos a cerca da história e índole de determinada pessoa, acesso às poucas informações cadastrais... e, no campo, entrar nas casas das pessoas para checar se há abusos - o que, em última instância, é um abuso por si só.

Todavia, se não entrarmos para checar - o que é feito, lamentavelmente, pelo princípio da desconfiança e, graças ao Amor com o qual nos empenhamos, da motivação de poder levar aquilo do que carecem as pessoas, humildes e submissas às situações, tal qual o poder da elite local e o poder público gostam que seja - não temos como beneficiar de fato.

Isto tudo me lembra uma frase ouvida em filmes de guerra: "épocas extremas necessitam de medidas extremas".

Contudo, que a extremidade seja a ponta reflexiva do coração que aponta amorosamente as atitudes e ações corretas a serem tomadas para beneficiar a todos da maneira mais justa que o caos da atualidade permite.

domingo, 30 de janeiro de 2011

II.Comboio CESOrj - Notícias do front – Incursões ao campo

Saída conturbada com a perda de dois jipes por motivos de força maior, retenção no pedágio por mudança na regra de gratuidade para voluntários – esse absurdo que é o Brasil e, principalmente, a CRT! Obrigado ao Supervisor Torres que nos "bancou".

Obstáculos de acordo com o poder de beneficiamento que iriamos encontrar após passar por uma Serra que acordava reluzente ao calor e Luz do Sol que nos guiava.

Chegada em Conquista mais organizados que imaginávamos.

Os diretores do CEASA, Luiz Claudio, Olavo e Ronaldo dão um banho de dedicação, competência e preocupação com os moradores ao seu redor. Convergiram os esforços de associações comerciais, igrejas e associações de moradores para conduzir um mapeamento do quadro das áreas que cercam o CEASA em parceria com o CESOrj que cede voluntários, expertise (montagem de formulários e gerenciamento de informação) e logística de transporte 4x4.

Em meio ao trabalho, aparições repentinas e conflitantes entre si da Cruz Vermelha Nacional e Cruz Vermelha Regional, tanto do Rio, quanto de Teresópolis. E a WSPA, que atendeu a inúmeros animais e foi sempre solícita e parceira na troca de informações.

Três jipes levaram donativos e voluntários a locais um pouco mais distantes, onde os holofotes não chegam. E poucos donativos também.

Caso de pedofilia (em investigação), ameaças de suicídio (em tratamento), jipes desatolando carros de passeio, triagem de pessoas, três carretas descarregadas pelos voluntários CESOrj e muitas histórias dos locais indo do fantástico ao triste, passando pelo surreal.

Os limites de exploração encontraram pessoas isoladas, caminhão do exército atolado transportando corpo recém-encontrado, retroescavadeira destruindo ponte e atrasos no cronograma aguardando o exército reconstruir a ponte de madeira.

O ponto alto, contudo, foi a volta da Luz no exato momento em que deixávamos donativos na casa de uma moradora em área relativamente isolada. “Vocês trouxeram a Luz da esperança”.

Missão de sábado dada e cumprida com Amor.

Domingo entregaremos o prometido sábado e continuaremos mapeando sobreviventes, suas necessidades e buscando chegar onde até aqui apenas donativos entregues por helicóptero chegaram.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Contas da CEG canceladas

A CEG, responsável pela distribuição de gás natural na região serrana, cancelou as contas com vencimento dia 26 deste mês, em solidariedade às famílias atingidas pelas chuvas. A empresa também não emitirá cobrança relativa ao período de interrupção do abastecimento.

De acordo com a CEG, a rede de distribuição de gás natural que atende 1.047 clientes, em Nova Friburgo, está totalmente recuperada e em funcionamento. Em Petrópolis, além do posto de GNV de Teresópolis, o fornecimento de gás não foi prejudicado. Para facilitar a comunicação com os clientes, a companhia instalou um posto de atendimento na sede da prefeitura para atender a pedidos de religação de gás e esclarecer dúvidas. O atendimento é das 10h às 16h. A CEG disponibiliza ainda para os clientes os telefones 08000-240197 (atendimento 24 horas, inclusive sábados, domingos e feriados) e 08002820205 (das 7h às 19h).

Fonte: O Globo

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Doações para o Lar Abrigo Amor a Jesus

O Lar Abrigo Amor a Jesus (Laje), que no momento recebe desabrigados da chuva, precisa de doações para continuar amparando as vítimas da tragédia. As necessidades mais urgentes são leite, trigo, açúcar, uma bomba trifásica, para tirar água de poço, e uma bifásica, para a máquina de secar. Além disso, o Laje pede a participação da comunidade com voluntários, já que estão chegando cada vez mais idosos no local.

Fonte: Jornal A Voz da Serra

Workshop para voluntários

Muitas pessoas querem se tornar voluntárias nas regiões afetadas pelas chuvas, mas não se sentem preparadas para tal. A fim de capacitar voluntários (leigos ou profissionais) para prestar orientação e conforto àqueles que experimentaram grandes perdas, de modo a tornar a rotina nos abrigos menos estressante e o retorno às atividades sociais menos traumático, será realizado um workhop em Nova Friburgo, promovido pela Fundação Roberto Marinho, em parceria com as secretarias municipal e estadual de Cultura, no sábado. Inscrições no local. São 30 vagas. O workshop será ministrado por profissionais de psicologia da Fundação Roberto Marinho com experiência em situações de crise e pós-crise.

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Friburgo

Serviço:
Workshop para trabalho voluntário
Horário: das 14 às 17h
Local: Oficina Escola de Artes - Praça Getúlio Vargas, 75 - Centro
Informações no telefone: 22-2521-1558

Caminhão da saúde em Nova Friburgo

O Caminhão da Saúde – como ficou conhecida a carreta da campanha contra a hanseníase que percorreu o país ao longo de 2010 – vai se engajar no apoio às vítimas das chuvas na Região Serrana. O caminhão – equipado com cinco ambulatórios e um laboratório para diagnóstico imediato de hanseníase – chega hoje (28/01), por volta das 16h, na base do Ministério da Saúde em Nova Friburgo. O objetivo é dar auxílio às ações do Ministério da Saúde junto às vítimas encaminhadas para os abrigos das cidades mais castigadas pelas enchentes. O caminhão levará profissionais de saúde até essa população, com o atendimento no próprio veículo.

Site: http://www.morhan.org.br/
Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Friburgo

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

II.Comboio CESOrj - I.Esquadrão da Força Interior

Este sábado, 5h, sai - com volta prevista no domingo, 20h no mesmo local, o Corte do Cantagalo - o II.Comboio CESOrj - I.EFI - para uma missão com os seguintes objetivos:

_reunião estratégica com associações e autoridades para estabelecer o primeiro QG civil convergido

_levantamento, listagem e mapeamento dos dados nas diversas áreas de atuação (veterinária, psicologia, medicina, recreação infantil, 'mercado')

_entretenimento das crianças

_organização e entrega dos donativos

Favor dosar as expectativas: iremos ajudar no que for preciso, sem heroísmo ou apenas atitudes nobres; dobrar roupas, varrer chão, organizar donativos, colher dados, distribuir donativos são as atitudes rotineiras necessárias, atitudes nobres e necessárias. Lógico que se sua fissura é cavar, tem equipes ainda procurando corpos.

Ir idealmente com carro próprio - chega-se tranquilo ao QG (RJ130 - 47,5km - Conquista/Friburgo). Caso necessite de carona, avise para tentarmos viabilizar sua participação (desta vez vamos sem ônibus).


Principais donativos que faltam - favor arrecadar e levar:

_absorventes
_fraldas infantis
_fraldas geriatricas
_papel higienico
_cueca
_calcinha
_roupa de bebês
_brinquedos
_água sanitária
_cloro
_pasta e escova de dente
_sabonete
_camisinha

Faça parte da força convergida. Acesse e confirme sua presença aqui.

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Relatos da tragédia e a importância do voluntariado



Um resumo de toda tragédia em 7minutos.



Exemplo de humanidade convergindo profissionalismo com voluntarismo.

Sobre o profissionalismo no voluntariado

Ser profissional no voluntariado é aceitar seus limites, compreendendo que nada é impossível, que é tudo uma questão de tempo e recurso. É ter planejamento flexível, fluído e contínuo e pé no chão para alçarmos voos mais altos com responsabilidade.

Sobre o voluntariado

Voluntariar é, antes de mais nada, processo de humanizar. Favorece tanto a quem recebe quanto a quem o faz. Ou seja, é um movimento cíclico, importante e necessário, que não sabemos nem onde começa nem onde acaba.

Definição cedida por Rosane Marendino

Degustação Solidária

Sugestão para ajudar a Serra do Rio com amor e "sabor": Degustação Solidária!

Importante ressaltar que os organizadores são pessoas idôneas. O que nem sempre acontece por aí, então cuidado com quem só usa o momento para promover algo em benefício próprio. Vale sempre checar qual porcentagem será destinada à doação

Toda renda (100%) do evento será encaminhada para o Centro Comunitário de Itaipava. As melhores importadoras do País participam e doaram os vinhos, o clube Botafogo Futebol e Regatas concedeu o espaço e todos os envolvidos trabalham em prol da "causa".

O evento conta com o apoio e participação do mestre Dânio Braga; dos sommeliers João Souza, Dionisio Chaves, Marcos Lima; dos jornalistas Alexandre Lalas e Bruno Agostini; dos críticos Oscar Daudt e Luciana Plaas; do consultor Paulo Nicolay e dos diretores da ABS Ricardo Farias, Célio Alzer e Roberto Rodrigues.

Data: 27 de janeiro de 2011 (QUINTA-FEIRA)
Horário: Das 19h às 23h
Onde: Sede do Botafogo Futebol e Regatas (Av. General Severiano, 97 - Botafogo).
Valor: R$ 100
Venda: loja de vinhos Confraria Carioca (21) 2244-2286 ou pelo email: duda@confrariacarioca.com.br

Um brinde à solidariedade.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Contratos de crédito rural foram prorrogados

Segundo o site da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo, os contratos de crédito rural, nos sete municípios atingidos pelas chuvas e com vencimentos de abril a junho/2011, foram prorrogados por seis meses, benefício já concedido anteriormente para aqueles vencendo de janeiro a março.

Além disso, está sendo disponibilizado crédito para investimento, no valor de até R$ 200 mil por produtor, com taxas de juros de 1,5 a 5% ao ano e prazo de até 10 anos para pagar, com até dois de carência, em diversas linhas, especialmente para o público do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que representa 90% do total dos produtores.

De acordo com dados do Banco do Brasil, são cerca de 4.200 empréstimos rurais nos municípios atingidos, sendo mais de 1.500 cobertos pelo Proagro (seguro agrícola). Com relação a essas indenizações, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, ressaltou que uma força-tarefa com as equipes das secretarias locais já iniciou as perícias nas lavouras, com levantamento das perdas para agilização dos pagamentos.

Tempo de recomeços

Como será daqui a um, dois, três meses?

Convocação sincera ao voluntariado e histórias comoventes, por Luiz Claudio, diretor do CEASA/Conquista.


Ajuda ao Projeto Quatro Patinhas

A Kika, do Projeto Quatro Patinhas, levará os animais resgatados de Teresópolis para a feira de adoção no Parcão da Lagoa, no Rio, no domingo, dia 30. Ela precisa, no entanto, de ajuda para ir buscá-los no domingo, às 8h, próximo a Magé e também para ficar na feira ajudando a conversar com os adotantes e a fazer cadastro.

Quem puder ajudar, entre em contato: contato@quatropatinhas.com.br

Obs:

O Marrom, gatinho que faz quimioterapia ainda precisa de um lar temporário no RJ, de preferência perto da Tijuca para que eu possa levar ao veterinário, segue link aqui:

http://quatropatinhasrj.blogspot.com/2011/01/noticias-do-marrom-e-dos-resgates-na.html

E as primeiras notícias dos resgates na serra aqui:

http://quatropatinhasrj.blogspot.com/2011/01/resgate-em-teresopolis-associacao.html

SOS Indústria de Nova Friburgo

A Firjan começou a elaborar a campanha “SOS Indústria de Nova Friburgo” para ajudar na recuperação das indústrias da cidade. Já foi entregue ao vice-governador Luiz Fernando Pezão um relatório preliminar da situação e da importância da indústria no município, bem como das necessidades de capital para recuperação.

A importância do segmento industrial para Nova Friburgo pode ser avaliada pelos índices de empregos formais. Segundo dados da RAIS 2008, a atividade industrial é responsável por 40,4% dos empregos formais em Nova Friburgo, que conta hoje com 182 mil habitantes. A média no estado é de 17,6%.

Três objetivos são prioritários para apoiar a atividade industrial na região: linhas de crédito, com períodos de carência e vencimento longos (devem alcançar pelo menos R$ 300 milhões para capital de giro e R$ 50 milhões para bens de capital); a prorrogação das obrigações tributárias e acessórias, corrigindo aspectos técnicos das medidas já publicadas e incluindo a remissão em casos especiais; e a manutenção da capacidade e dinamismo das ações para recuperação da infraestrutura e ações de prevenção e preparação para futuros eventos tendo em vista as novas condições climáticas.

O contato do “SOS Indústria de Nova Friburgo” pode ser feito pelo (22) 2523-6350 ou dlopes@firjan.org.br.

Conquista - motivação estratégica da mente-coração

Para que todos entendam a importância do trabalho voluntário no interior e possam convergir esforços para superarmos juntos os obstáculos naturais e aqueles criados pelo ego humano.


Notem a sombra de atenção entre as cidades e o município de Sumidouro completamente desassistido. Poderiamos ficar horas elencando os motivos, mas resumindo: força política, interesse midiático.


O que nos faz regozijar é que nossa decisão de empenhar e focar todos nossos esforços nesta região de Conquista, Vieira, Campinas e arredores foi tomada dia 15.01, no sábado de nossa primeira incursão com os jipes do comboio da Jipenetrj, quando não se tinha esse mapa todo estruturado, mas quando se tinha a possibilidade de através da sensibilidade do coração e do entendimento de geopolítica, compreender que esta seria uma das áreas mais carentes, algo confirmado por este mapa do Google.

E pela fundamental presença do BOPE na região - os "caras" vão onde ninguém mais vai, resolvem o que os outros não resolveram e não por coincidência foi esta nossa motivação inicial: ir onde os holofotes da mídia não chegam.


É como se ali só houvesse vegetação ou montanhas, mas de fato existem muitas comunidades e que foram bastante atingidas pelo desastre natural.

Mas avisem lá: tem um QG civil sendo montado no CEASA em Conquista. Vamos juntos cuidar desta sombra e acendermos a Luz da esperança.

Relatos da catástrofe

Vídeos do CESOrj que trazem o relato do morador sobre o mar de lama que soterrou uma família inteira, entre outras pessoas e devastou um condomínio em Conquista.



Fotos do I.Comboio CESOrj

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Informações sobre a Rodovia RJ 116

As obras de recuperação do trecho da Rodovia RJ 116 (Itaboraí - Nova Friburgo - Macuco), principal via de acesso a Nova Friburgo, no quilômetro 75, na localidade de Mury, foram concluídas nesta segunda-feira, normalizando o tráfego na localidade. Mais de 12 mil toneladas de pedras e blocos de rochas foram colocadas no local, restabelecendo o nível da rodovia. Também foi feito um extravasor de águas pluviais com manilhas de um metro de diâmetro para drenar as águas que descem de um rio próximo à rodovia.

O trânsito entre os quilômetros 66 e 78 (do alto da Serra dos Três Picos ao bairro de Ypu) vai continuar em alguns pontos no sistema de Siga e Pare em diferentes horários, com operários da Rota 116 fazendo a remoção de barreiras que caíram no acostamento da rodovia.

A Concessionária também trabalha na altura do quilômetro 92, no Vale do Tainá, próximo ao pedágio de Furnas, em Nova Friburgo, fazendo a estabilização provisória de parte da estrada que foi comprometida com as chuvas. O tráfego está sendo feito no sistema de Pare e Siga pelo acostamento para veículos leves e caminhões de até 30 toneladas. No trecho entre os quilômetros 88 aos 102 (da localidade de Furnas, em Nova Friburgo, até a entrada da cidade de Bom Jardim) operários também fazem a retirada de barreiras.

Em Bom Jardim (Km102,5), onde uma ponte que corta o Rio Grande caiu impedindo a ligação da cidade com o trecho sul da rodovia, a Rota 116 já concluiu o levantamento topográfico do local e já iniciou os serviços de sondagem para a elaboração do projeto de construção de uma nova ponte.

DIA JUVENTUDE SOLIDÁRIA

Ação muito legal:


Queridos Voluntários,

Nós, do Sempre Criança, apoiamos e repassamos o convite de amigos que farão o DIA JUVENTUDE SOLIDÁRIA:

Se você é maior de 18 anos e quer ser voluntário numa atividade, no próximo sábado, dia 29, com desabrigados da Região Serrana, apareça na reunião que acontecerá dia 26/01 (quarta), às 20 h, no Centro Comunitário Auxiliadora, na Rua Santa Rosa, 216, Santa Rosa, Niterói (em frente ao Colégio Salesiano).

Os voluntários irão partir de Niterói, em ônibus especial, com destino ao Vale do Cuiabá (entre Itaipava e Teresópolis), com saída às 6h30 e chegada prevista para às 18h30.

Serão desenvolvidas atividades, durante o dia, com as crianças e adultos que estão em alojamentos (aproximadamente 200 pessoas). Para isso, precisamos de muitos braços! Venha participar!

A confirmação da inscrição na atividade será feita mediante uma ajuda de R$10,00 para as despesas de transporte e alimentação e poderá ser entregue na reunião de quarta-feira.

Maiores informações com Henrique: 8830-2744.

Vamos mostrar a força que, nós, voluntários do Sempre Criança temos, e abraçarmos essa idéia!

Vale ressaltar que o DIA DA JUVENTUDE SOLIDÁRIA será feito por um grupo de pessoas físicas sem nenhum vínculo com o projeto Sempre Criança, por isso, pedimos não usar a blusa do Sempre Criança.

Saudações Voluntárias,

Família Sempre Criança

Hospital de Campanha será desmontado em Friburgo

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, em virtude do restabelecimento dos serviços públicos de saúde em Nova Friburgo (postos de saúde, UPA e hospitais), o Hospital de Campanha (Hcamp) do Corpo de Bombeiros, instalado há 11 dias na Praça Demerval Barbosa Moreira, no Centro da cidade, será desmontado.

Neste período, a unidade realizou um total de 1.780 atendimentos, tanto de pacientes com ferimentos leves, quanto aqueles em estado mais grave, que depois de estabilizados foram transferidos para outra unidade capacitada a atender casos de maior complexidade. No hospital de campanha foram realizados ainda 78 atendimentos pelo serviço de psicologia, 833 pelo serviço social, 755 exames laboratoriais e 135 tomografias, realizadas pelo tomógrafo móvel montado ao lado da estrutura.

Do total de 1.780 atendimentos realizados no Hcamp, a maioria foi de urgências cardiovasculares (infartos, arritmias), doenças neurológicas (Acidente Vascular Encefálico e crises convulsivas), urgências metabólicas (hiperglicemia - pacientes com níveis altos de glicose no sangue), ferimentos (cortes e feridas), trauma, diabetes, hipertensão arterial e crises respiratórias (asma).

Assim como em Nova Friburgo, foi montado um Hcamp também na cidade de Teresópolis, para ajudar no atendimento às vítimas das enchentes e deslizamentos da madrugada do dia 12 de janeiro, mas a unidade foi desmontada no dia 19, quando a rede pública de saúde naquele município voltou a operar.


domingo, 23 de janeiro de 2011

Informações sobre estradas

Confira as condições das estradas, atualizada, segundo a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo:

- A RJ-142, que liga Casimiro de Abreu a Mury, distrito de Nova Friburgo, passando ainda por Lumiar, está com o tráfego liberado ao longo de toda sua extensão, com dois pontos em meia-pista: no km 2 (próximo a Mury) e no km 10 (próximo a Lumiar). O órgão segue trabalhando na limpeza completa dessa via, recebendo o auxílio de: 02 escavadeiras hidráulicas, 02 pás mecânicas, 02 retro-escavadeiras, 01 caminhão pipa, 04 caminhões truck, além de 15 homens.

- A RJ-150, rodovia que liga Nova Friburgo a Amparo, está com tráfego liberado até Amparo, com três pontos em meia-pista: km 0.7 e km 2 (próximos a Friburgo) e km 6,5 (mais próximo de Amparo). Já no trecho entre Amparo a São José do Ribeirão (distrito de Bom Jardim) o tráfego só está liberado para veículos leves, nessa extensão que é todo em leito natural. Nesta estrada o órgão está contando com o apoio de 03 escavadeiras hidráulicas, 02 pás mecânicas, 03 tratores D6, 03 retro-escavadeiras, 01 carreta, 11 caminhões truck, além de 20 homens.

- A RJ-148, que liga Nova Friburgo a Carmo, passando por Sumidouro, está com tráfego liberado, mas com vários pontos em meia-pista no trecho entre Sumidouro e Barão de Aquinos, como: km 17, km 27, km 29,3 e km 30,5 (todos os quatros sofreram com erosão de pista) e nos km 29,8, km 30 e km 32,8 (que estão com um abatimento de pista, ou seja, uma certa depressão na estrada). Entre os km’s 29, 8 e 30 estão sinalizados e com desvio de pista.

- A RJ-130, rodovia que interliga os municípios de Teresópolis e Nova Friburgo, está com o trânsito monitorado e liberado. O órgão conseguiu remover todas as barreiras, porém a estrada ainda apresente três pontos em meia pista. No km 61,5, próximo a Nova Friburgo, está com um desvio sinalizado para atender o tráfego de momento. O mesmo ocorre no Km 57, 5, no Campo do Coelho, onde o DER trabalha para regularizar o trânsito. Já em outro ponto da RJ-130, o tráfego está em meia-pista no distrito de Vieira, que pertence a Teresópolis. Contudo a situação de Vieira é crítica, sendo um dos locais mais danificados dessa tragédia. Essa localidade é um dos grandes produtores de hortaliças, e está recebendo grande atenção por parte do DER-RJ. Neste ponto o DER está contando com o apoio de 02 escavadeiras hidráulicas, 05 pás mecânicas, 01 trator D6, além de 18 caminhões truck.

- A RJ-242, rodovia de produção agrícola está em meia-pista em diversos pontos entre a RJ-130 até Campinas, distrito de Nova Friburgo. No trecho que vai de Campinas a Águas Quentes o órgão já conseguiu remover diversas barreiras e o tráfego está liberado com pontos em meia pista. Nesta rodovia o DER está atuando com: 01 escavadeira hidráulica, 01 pá mecânica, 01 retro-escavadeira, 01 patrol, 01 caminhão truck, 03 caminhões toco, 01 carreta, além de 10 homens.

Gatinhos para adoção

Via Projeto Quatro Patinhas, que está fazendo um trabalho super bonito de resgate de animais na região afetada pela tragédia. Gostou destes gatos resgatados em Teresópolis? São super ativos e saudáveis. Entre em contato com contato@quatropatinhas.com.br

Vagas de emprego em Friburgo - atualizado

A Secretaria de Assistência Social e do Trabalho informa que estão disponibilizadas 150 vagas para serventes de obra, duas para vigias, 16 para mestres de obra e 50 para auxiliares de limpeza hospitalar. Os interessados devem procurar o Balcão de Empregos da Prefeitura de Nova Friburgo. Endereço: Av. Alberto Braune, 223 – Antiga Rodoviária Leopoldina (Centro).

sábado, 22 de janeiro de 2011

Animais de casa nova

Todos os animais da primeira feira de adoção da região serrana, realizada hoje em Copacabana, no Rio, ganharam um novo lar. Ao todo, 60 cães e 40 gatos abandonados após as chuvas estão de casa nova.

Neste domingo, mais uma chance para quem deseja adotar. Mais 20 cães e 15 gatos aguardarão um novo dono na feira que acontece no Parcão da Lagoa Rodrigo de Freitas (altura do Corte do Cantagalo), das 9h às 16h.

Veja a matéria completa que foi ao ar no RJ TV aqui.

Reconstrução de pontes

Um levantamento preliminar da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (Emop) indicou a necessidade de recuperação de 84 pontes em três dos municípios atingidos pelas chuvas. São:

- 42 em Teresópolis;
- 35 em Nova Friburgo;
- 27 em Sumidouro.

Em Bom Jardim, começou a ser montada hoje a ponte metálica que restabelecerá a ligação por terra com Nova Friburgo. Desde então, o acesso era feito por helicópteros e por uma ponte improvisada. A previsão é de que o trabalho esteja concluído em três dias.

As informações são do jornal O Globo e da Secretaria de Comunicação de Nova Friburgo.

Objetivos do primeiro comboio - resumo da reunião preparativa

A reunião foi produtiva e com uma vibe muito boa. Não sei se foi impressão geral, mas parecia que todos ali se conheciam há tempos: a sintonia e familiaridade de pessoas até pouco desconhecidas entre si fluiram fortes. Será um trabalho que beneficiará, estou certo disto.

Subiremos com dois grupos e objetivos distintos e convergentes:

Grupo Base - atuará no QG no CEASA com 4 objetivos:

1 - Coordenação logística dos grupos do Front garantindo que cheguem seguros e sejam efetivos

2 - Cuidados com a alimentação, abrigo e saúde do grupo em geral

3 - Reestabelecimento dos canais de informação oficiais para garantir informações mais precisas para nós e para os grupos jipeiros da região

4 - Triagem de donativos e cadastramento de receptores; mapeamento de localidades e necessidades


Grupo Front - atuará tanto no atendimento a humanos, quanto a animais e na coleta de dados estratégicos e terá como objetivos:

1 - estabelecer contato com pessoas locais, estipulando canais seguros de informação, bem como um padrão de atualização de dados para mapeamento das necessidades e localiadades

2 - entregar donativos a humanos e animais (e prestar atendimento e encaminhamento a estes) nas localidades de acesso dificultado

3 - prestar atendimento psicológico à todas as idades e entreter as crianças

4 - cadastrar pessoas e localidades para mapeamento mais preciso e independente


Quem não for no comboio entra na corrente de pensamento positivo para que os contatos fluam e os obstáculos sejam removidos.

Agora é dormir para estarmos 220% durante o final-de-semana.

SARVA MANGALAM!

Vagas de empregos em Nova Friburgo

Confira algumas vagas de emprego para contratação imediata em Nova Friburgo

04 vagas para encarregado de obra – salário R$ 1.507,00

06 sinaleiros (Pare e Siga)

Interessados comparecer no Balcão de Empregos da Prefeitura de Nova Friburgo, de 2ª a 6ª feira, das 7h às 18h.
Endereço: Av. Alberto Braune, 223 – Antiga Rodoviária Leopoldina (Centro)

O que doar

Confira os itens de maior necessidade, neste momento, para as cidades afetadas pela chuva, de acordo com informativo da Petrobras:


:: Copos descartáveis
:: Pratos descartáveis
:: Panelas
:: Colheres
:: Garfos
:: Facas
:: Colher de pau
:: Caixa de fósforo
:: Vela
:: Água
:: Alimentos
:: Materiais de higiene e limpeza

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Google lança serviço sobre as chuvas

O Google lançou uma ferramenta interativa sobre as chuvas na região serrana fluminense. Estão marcados no mapa pontos de referência, como postos de coleta de donativos, hospitais de campanha, postos para doação de sangue e locais para cadastramento de voluntários.


Para acessar, clique aqui.

Filhotes precisam de um novo lar

Pessoal,

Esses filhotes também foram vítimas da catástrofe na Serra. Precisam, agora, de um novo lar e muito amor. Se alguém quiser adotar algum deles, por favor, entre em contato com Dona Lourdes, no Tel (21) 7857-7010.

Atendimento odontológico

O Ônibus da Saúde da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo está funcionando no pátio da Igreja Luterana (Av. Galdino do Vale Filho, 01 - Centro) para atendimentos odontológicos de urgência, informa site da prefeitura.

Relato de uma voluntária


Oi pessoal! Sei que vários comboios partiram hoje para diferentes pontos na Serra. Estamos fazendo isso há dias não é mesmo? Então... mais uma historinha para vocês.


Zarpamos eu, Marcia - esposa do Odilon), Alexandre Correia e Francislan bem cedo e às 6h estávamos na Parada Modelo. Alexandre tem Toyota tão cheia que não cabia nem pensamento. Distribuimos um pouco nos outros jeeps e seguimos para Vierias.


Lá nos encontramos com Odilon, no galpão do Nicolau e saimos para conversar com algumas pessoas na Igreja ao lado e tomarmos um cafezinho. Ao lado havia pessoas que tudo tinham perdido e estavam trabalhando no preparo das refeições para os voluntários, força nacional, corpo de bombeiros e exército.... e a comida se mostrou mais tarde deliciosa. 
Todas tinham tocas na cabeça, luvas nas mãos e... pasmem... sorrisos nos lábios!


Dali rumamos para um Orfanato - Campinas - responsável Magaly onde deixamos muitos brinquedos, canetas e papeis para colorir, revistinhas etc... na tentativa de oferecer alguma coisa extra para as pessoas brincarem com as crianças que estão cuidando.


Depois rumamos para Pilões.... estradas com muitas barreiras ainda, máquinas por todos os lados tentando abrir caminhos, postes e mais postes caídos, e a gente tentando seguir... lá pelas tantas não deu mais... Odilon foi com o Troller até onde deu... depois seguiu a pé e depois... desistiu! Uma máquina retroescavadeira estava com barro até a metade do pneu... e olha que o pneu destas máquinas são imensos... então voltamos.


Enquanto esperávamos por notícias do Odilon... vimos duas casas... as pessoas tentando arrumar o que sobrou... nos pediram uma vassoura e alguns mantimentos e escova de dentes. Deixamos com eles estas coisas pois não queriam mais nada, apenas isso.


Uma pessoa nos pediu remédios... mas não tínhamos e não levaremos pois esta parte fica por conta dos Postos de Saúde e Defesa Civil né?


Seguimos para Sumidouro - junto com a tec. de enfermagem Rosely, responsável pelo posto de saúde de lá, que nos acompanhou e nos ´guiou´ pelas estradas até um bairro chamado Caramandu ( onde pontes cairam e não podíamos prosseguir). Lá tem uma família com uma grande casa que serve de base e... os moradores da região vêm a pé buscar o que podem levar. Eles improvisaram uma ´ponte´ com troncos de árvores/madeiras e podem passar por ali e buscar as doações.


Neste ponto Alexandre quase desmonta... a linda menininha que lá estava conta pra ele que ´ perdi três tios´ nas chuvas!!! Cada um vira a cara pro lado e disfarça como pode as lágrimas. 


Retornamos para Vieiras (mudos) para re-abastecer com doações e seguirmos para São Bento... mas daí o caos já estava formado... jeeps por todos os lados, comboios sem saberem pra onde ir exatamente, trânsito caótico por causa das máquinas e pick-ups da defesa civil e de voluntários (caminhões da LBV ...eca...) e fotógrafos de plantão... Desistimos, fomos almoçar e retornamos para o Rio.


Isto é, Odilon não voltou conosco pois como há muitos técnicos analisando a situação atual de alguns rios que mudaram totalmente de curso eles precisavam de ajuda para chegarem a locais onde não conseguiam sem 4x4. E lá se foi Odilon novamente... Pudemos ver muitas empreiteiras e muitos funcionários... o pessoal estava realmente trabalhando duro... e helicópteros por toda parte. ;)


Sim, acreditamos que agora já estão, se não todos, quase todos abastecidos por algum tempo. Mas vai levar muito tempo até que as estradas melhorem, que a luz se restabeleça totalmente e que a vida retorne ao ´normal´.


Então... como todos já disseram... teremos que voltar. Agora é armazenar/organizar as infinitas doações e melhor distribuir dentro de alguns dias. Há locais que tem roupas demais e colchão de menos. Outros com muita água e pouco material de limpeza.... e limpeza é o que não falta para se fazer.


Cenas dantescas: no meio do caos víamos pessoas lavando geladeiras, armários... limpando supermercado onde tudo foi perdido e completamente enlameado. Olhávamos para a direita e víamos tudo devastado... olhávamos para a esquerda e víamos casas e árvores perfeitas. A lavoura (tomates, verduras, ...) muitas intactas... outras completamente destruídas. Mas em todas víamos pessoas trabalhando... trabalhando... trabalhando. 
Não sei sinceramente de onde elas retiram forças para re-começar.


Na volta ao Rio Alexandre ainda tinha ração no jeep e conseguimos entregar no local onde há muitos cães ´hospedados´ e tinha muita gente na área... adotando e levando todo tipo de cães... filhotes aos montes... até São Bernardo tinha... cães lindos que também estão perdidos pela falta dos donos.


A estrada na volta estava tranquila... na descida... pois a subida mostrava que ainda muita gente estava a caminho.... e as nuvens que se formavam na Serra dos Órgãos nos deram a impressão de que talvez... mais chuvas estavam a caminho. Tomara que não...


Se faltou algum detalhe ou nome de pessoas/locais (ou troquei o nome dos locais)... me perdoem... já não consigo mais armazenar esses dados... não faz diferença o nome do local. 


Fotos? Já vimos muitas....Tenho na memória agora a poeira, a lama, o olhar das pessoas, e os pés descalços de um casal já de idade que chegou perto de nós e nos agradeceu...


Beijos e parabéns a todos que se mobilizaram de alguma forma e... descansem!
Há mais ainda pela frente a ser feito.



Sandra Xavier 

Voluntários em Nova Friburgo

"Pessoal, se tiver alguém subindo para Nova Friburgo neste fim de semana, estão precisando de mais voluntários no Colégio Nossa Senhora das Dores (Rua Augusto Spinelli, 75 - Centro, Nova Friburgo)."

Dica do Gui Erthal.

Feira de Adoção de animais resgatados da Serra

"O Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente de Petrópolis promove neste fim de semana em Itaipava e no Rio uma feira de adoção de animais resgatados no temporal que devastou a região serrana do Estado.

No sábado, a feira acontece no estacionamento de um supermercado em Itaipava, na estrada União Indústria, 11.711.

No Rio ocorrerá no domingo no Corte do Cantagalo, na Lagoa."

Informações no site gapaitaipava.org.br.

--

Texto extraído de R7 notícias.

Ajuda contínua, gera resultado contínuo

Notícias do Front - enviadas pela Maria Claudia em contato direto

--

Bom dia ! Aliás linda a aurora, mega Vênus no céu.

Durante a conversa que tive com a Ana Maria ela repetiu várias vezes a grande preocupação: "e depois ?
Como vão comer aqueles que perderam suas lavouras ??? Será que algumas áreas vão continuar produtivas, a areia invadiu e areia não presta para lavoura". Ela tinha urgência em desabafar!

Penso que muitos por lá precisam conversar, desabafar, "chorar", como a própria Ana Maria. Lembra, "a gente não quer só comida".

A gente precisa de COLO; homens, chefes de família, provedores, não vão chorar com seus filhos e suas esposas, mas podem desabafar com você/conosco. O presente/futuro deles era a lavoura que se perdeu. Estão MUITO preocupados com o "month after" !!!!!

O inverno vai chegar e frio lá é violento, impressionante mesmo, quem viver verá
(Nova Friburgo é quente comparado com aquelas paragens), sem exagero.

Pensando alto: visitação, de casa em casa, de igreja em igreja, articulação para estoque de mantimentos in loco, com pessoas/e locais de confiança.

Estabelecer contato com estas pessoas, paróquias e instituições locais (escolas e igrejas).

Tudo deve ser checado antes; tipo: quem é o pastor atual da paróquia?
Quem está na direção da escola? É sério? É de honestidade duvidosa?

Não dá pra cercar/checar tudo, mas alguma coisa dá.
E muitas vezes a gente tem que confiar, simples assim, confiar.

Ademais, você deve saber que pra cada dólar doado apenas 30 centavos chega
ao seu destino(estatistica do gov. norte americano)

E não é por isso que vamos parar de ajudar, mas melhorar os instrumentos de fiscalização, participar ativamente e de forma CONTÍNUA ! Vou ficar hoje com esta palavra CONTINUIDADE.

--

Vamos debater esta continuidade hoje (6ª feira, 21/01), 20h, no corte do cantagalo - contamos com vocês.

A inundação vista do espaço

Ao lado, uma foto de satélite do município de Sumidouro, no último dia 16. As manchas em azul representam áreas alagadas.

Segundo matéria do portal de notícias G1, as imagens foram geradas por um sensor de radar instalado em um satélite e permitiram que Instituto de Pesquisas (Inpe) produzisse os primeiros mapas que mostram a extensão das inundações que devastaram a região serrana fluminense.

Veja a reportagem do G1 aqui, onde também é possível acessar os mapas de Nova Friburgo.

Aluguel social em Teresópolis

Começa hoje (sexta-feira) o cadastramento das famílias desabrigadas para o recebimento do aluguel social em Teresópolis. As inscrições serão feitas nos 31 abrigos espalhados pela cidade, com prioridade para as famílias desalojadas. O benefício é de R$ 500 mensais e será pago durante um ano.

As famílias que perderam documentos também poderão se inscrever. Receberão uma Declaração especial para beneficiários localizados em municípios em estado de emergência.

As informações são da Secretaria de Comunicação de Teresópolis.

Isenção de taxas para agricultores do Ceasa de Conquista

Os agricultores que comercializam seus produtos no Ceasa de Conquista e foram afetados pelas chuvas serão isentados da taxa de uso do mercado.

A decisão foi anunciada após Felipe Peixoto, secretário estadual de desenvolvimento regional, abastecimento e pesca, ter conversado pessoalmente com agricultores das regiões mais afetadas, especialmente São José do Vale do Rio Preto, Macuco, Manoel de Moraes, Sumidouro, Areal, São Sebastião do Alto e Bom Jardim.

As informações são da secretaria de comunicação de Nova Friburgo.

Vacina contra tétano

Moradores e voluntários que atuam nas cidades atingidas pelas chuvas que tenham contato com material contaminado devem tomar vacina contra tétano. Em Friburgo, é possível se vacinar nos seguintes postos de saúde:

- Olaria
- Rua Augusto Cardoso
- Conselheiro Paulino
- São Geraldo (na igrela próxima ao posto de saúde)

Há 10 mil doses ainda disponíveis na cidade.

A Divisão de Imunização de Friburgo esclarece ainda que não existe vacina contra leptospirose.

Prefeitura de Friburgo contrata

A Secretaria de Comunicação de Nova Friburgo informa a abertura de 52 postos de trabalho na cidade. São:

- 50 vagas para pedreiros e serventes de obra, com contratação imediata;
- 01 vaga para técnico de segurança na área de construção civil;
- 01 vaga para técnico de enfermagem do trabalho.

Os interessados devem se apresentar no Balcão de Empregos da Prefeitura, dia 25 (terça-feira), às 11h, para seleção imediata. O Balcão fica na Av. Alberto Braune, 223, Centro (antiga rodoviária).

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Balanço do Bope em Conquista

O QG do Bope, instalado em Conquista (Nova Friburgo), já contabiliza mais de 300 atendimentos médicos e 18 desobstruções de estradas.

O destino dos recursos arrecadados

Matéria do jornal Brasil Econômico de hoje mostra os valores arrecadados por municípios atingidos pelas chuvas e o destino da verba.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Nova Friburgo informou ter recebido R$ 2,1 milhões. Os recursos ainda não foram utilizados. Serão aportados em um Fundo especial de combate à situação de calamidade.

Em Teresópolis, os recursos somam R$ 3 milhões. Serão destinados à reconstrução da cidade, projeto que contará com a supervisão de uma comissão (a ser criada) formada por entidades da sociedade civil.

A Prefeitura de Petrópolis não forneceu as informações. A ONG Viva Rio arrecadou R$ 250 mil.

Leia a matéria completa aqui.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Está no Rio e quer ajudar São José do Vale do Rio Preto?

Se estiver no Rio, pode levar sua doação até 11h desta quinta, dia 20, na Pizzaria do Pet. O endereço é Rua Doutor Poti de Medeiros, 60 - loja 106 - Condomínio Mandala - Av. das Américas 6.500 - em frente ao Bosque da Barra. Este é o hotsite da campanha do Pet para ajudar a Região Serrana.

Um outro local que está recolhendo doações para o município é o Instituto Antônio Carlos Jobim, que fica dentro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Confira a lista do material.


O que priorizar quando for doar para Petrópolis; e onde doar.

O Dr. Eduardo Birman (representante da Associação Brasileira de Psiquiatria/ Associação Psiquiátrica do Estado do Rio de Janeiro),que está trabalhando direta e incessantemente em Petrópolis, diz que a situação mais crítica é em São José do Vale do Rio Preto, onde tudo praticamente se acabou, incluindo a economia da cidade.

Hoje o Exército conseguiu abrir caminho e um grupo dos médicos sem fronteira partiu para lá. Quem se aventurou, ainda encontrou corpos expostos na estrada (já se passaram 8 dias).

Ele diz que caso subam voluntários dispostos a trabalhar em campo, que não esqueçam de usar galochas, máscaras e de preferência estejam com a vacina anti-tetânica em dia. Ele mesmo, andando pelo Vale do Cuiabá, teve um dos pés afundado num bolsão de lama, e se estivesse sozinho teria afundado. É importante não andar sozinho! Ter alguém ao alcance das mãos em terreno lamacento, ok?

Sobre o que doar (aqui em Petrópolis), neste momento:

-material para limpeza ambiental, entenda-se:
cloro, vassoura, rodo, panos de chão, detergentes, desinfetantes.

-alimentos não perecíveis e panelas, pois a comida já está sendo feita nos abrigos.

-medicamentos: analgésicos, anti-inflamatórios, antibióticos, esparadrapo, gaze, mertiolate, creme vaginal,água oxigenada.

-Com relação aos voluntários ligados a arte, educação infantil e saúde (psicólogos, psiquiatras e afins):

Apresentem-se no Centro de Cidadania, ao lado do CIEP de Itaipava e procurem os responsáveis:

Luiz Henrique Sá 24- 9946-7818
Zenite
Solimar

-Para entregar doações diretamente nos abrigos (já separadas em kits), entrem em contato primeiro com os responsáveis dos mesmos, assim eles informarão as necessidades atuais. Abaixo segue a lista dos abrigos até o momento.

-Vale do Cuiabá

Igreja do Divino- Estr. Ministro Salgado Filho, sn, logo depois da Igreja Metodista do final.
Ciça 24-9967-8959
Daniela 24-9998-9395

Igreja Metodista- Estr. Ministro Salgado Filho, sn 24-2222-5508
Paula 24-9226-7976

Clube da Boa Esperança- Estr. Ministro Salgado Filho, antes do 1009
Raphael 24-9200-8655
Daniela 24-9268-8274

-Madame Machado

antiga Escola Municipal Amélia Antunes Rabelo- Rua José Gama, é a rua principal à esquerda
Renata 24-8803-6028
Virgínia 24-8824-8420

-Benfica

Igreja Wesleyana- estrada Itaipava Teresópolis, 2700, a 2,5km da entrada de Itaipava
Zé Claudio 24-9224-4954

Todos são muito bem vindos a ajudar, mas para sermos equanimes na ajuda, é necessário procurar os responsáveis primeiro!
Voluntariado e generosidade conscientes!!!

Espero ter ajudado de alguma forma.

Ana Luiza 24-8817-6560

Atendimento veterinário

Quem precisar de atendimento veterinário para os animais que foram vitimados pelas chuvas pode comparecer ao lado Colégio Externato Santa Ignez, na Vilage. Lá está uma equipe formada por profissionais do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), da Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) e da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), coordenada pelo Professor Felipp Silveira.

O que priorizar quando for doar para Teresópolis

Pras equipes que vão para Terê e pessoas que vão doar sabendo que o destino de sua doação é Teresópolis, atenção.

Acabo de receber um email de morador, do qual destaco os itens prioritários na doação e depois reproduzo a íntegra do email para os mais interessados.


Arroz; Feijão; Farinha; Macarrão; Óleo; Sal; Açúcar; Café; Água; Leite em caixa; (em pó precisa de água e está faltando na cidade) sabonete, pasta de dente, sabão em pó, detergente, álcool, vassoura, rodo, esponja de limpeza, vela e fosforo.


Todos os postos de arrecadação tem um grande número de roupas, (o que já foi arrecadado podem mandar) por isso peço que a partir de agora, dêem preferência aos itens de alimentação, higiene pessoal e limpeza (descritos acima).

--

Klaus, envio o e-mail que recebi de um vizinho, para que tenha idéia da verdade das coisas que têm ocorrido por aqui (digo, Terê). Abraços,

Regina

--

Um breve resumo desses primeiros 7 dias

Estamos aqui em Teresópolis, todos empenhados em reerguer a nossa cidade o mais rápido possivel. A midia não está mostrando 1/3 do que aconteceu, acredito até porque não possa mostrar mesmo, pq a coisa foi, é e está muito feia.



Bom, por ser voluntário da Cruz Vermelha em Teresópolis eu estava de quarta a sexta pela manhã trabalhando no Ginasio da cidade com eles, mas infelizmente tivemos vários problemas, pois lá tem muito cacique pra pouco índio (se é que me entendem). A Cruz Vermelha, conseguiu um gde galpão longe do Pedrão e pra lá se mudou. Na sexta à tarde e sábado tudo estava correndo maravilhosamente bem, mas no domingo os "caciques" apareceram e a confusão se formou novamente, tendo inclusive a intervençção do presidente da Cruz Vermelha Internacional, que está na cidade. Soube hoje que a Cruz vermelha vai novamente trocar de lugar e se isolar defenitivamente dos "caciques".



Por isso, eu fui trabalhar na igreja que frequento, na PSCJ, na Barra do Imbui, que inclusive é a Paróquia responsável entre outras, pelos bairros de Campo Grande, Posse, Caleme, Espanhol, que foram os bairros que mais sofreram.



Por sermos a Paróquia desses bairros, perdemos muitos amigos que frequentavam a paróquia conosco, crianças da nossa catequese, por isso o nosso Pároco Pe. Mario Coutinho, resolveu muito mais do que ajudar hoje, mas providenciair um estoque de alimentos, material de limpeza e higiene pessoal, pois sabemos que daqui a pouco a midia vai embora, (carnaval chegando) e as doações vão se reduzir, mas os nossos amigos desabrigados ainda vão precisar de muita coisa, principalmente comida.


Todos os postos de arrecadação tem um grande numero de roupas, (o que já foi arrecadado podem mandar) por isso peço que a partir de agora, dêem preferência aos itens de alimentação, higiene pessoal e limpeza (descritos abaixo).


Arroz; Feijão; Farinha; Macarrão; Óleo; Sal; Açúcar; Café; Água; Leite em caixa; (em pó precisa de água e está faltando na cidade) sabonete, pasta de dente, sabão em pó, detergente, álcool, vassoura, rodo, esponja de limpeza, vela e fosforo.


Beijos e abraços aos amigos.

Fernando

Condições das estradas de acesso à Serra

Se você resolver ajudar diretamente nos locais atingidos pela chuva confira alguns aspectos antes de embarcar na empreitada.

Use roupas adequadas para o tipo de situação: calça e galochas. Dependendo da cidade visitida certifique-se de levar máscaras e estar com a vacina anti-tectanica em dia.

Vá equipado preferencialmente com carro de grande porte(4x4) em grupos de mais de 2 pessoas e não esqueça de conferir o step e kit de primeiros socorros.

O Departamento de Estradas de Rodagem divulgou um resumo sobre as condições das estradas na região serrana. Para conferir detalhes acesse: http://www.der.rj.gov.br/detalhe_noticia.asp?ident=210.

Não esqueça de sempre checar a condição metereológica do dia para não haver contratempos. Acesse: http://www.cptec.inpe.br/sudeste.shtml, informe-se e mãos a obra!


RJ-116 siga-e-pare no km 75 (Mury), meia pista p/ veículos leves no km 92 (Vale do Tainá) e interditada no km 102 (Bom Jardim).

Postos de pedágio da Rota 116 em Itaboraí e Cachoeiras de Macacu recebem doações p/ Friburgo, evitando fluxo de carros e caminhões nessa via.

RJ-130 (Teresópolis-Nova Friburgo) liberada apenas p/ veículos leves, alguns trechos em meia pista.

RJ-134 interditada de São José do Vale do Rio Preto até a BR-116, várias quedas de barreiras além da queda de cabeceiras de ponte na cidade.

RJ-142 (Nova Friburgo-Casimiro de Abreu) liberada ao longo de toda sua extensão, com alguns trechos em meia pista.

RJ-146 interditada a partir de Bom Jardim devido às pontes que cederam entre Bom Jardim e Barra Alegre.

Acesso a Bom Jardim é feito pela RJ 184, em Conc. de Macabu, depois pela RJ 174, em Trajano de Moraes e por fim a RJ 146 em Visc. do Imbé.

RJ-148 (Nova Friburgo-Carmo) liberada com pequeno desvio no km 30 (Barão de Aquino) entre Sumidouro e Murimelli.

RJ-150 (Nova Friburgo-Amparo) liberada até Amparo. O DER está atuando para a liberação da rodovia até quinta-feira.

RJ-162 (Rio das Ostras-Glicério) em meia pista do Km 73 ao Km 74 (Tapera). Um bueiro estourou arrebentando parte do asfalto da estrada.

RJ-172 (Macuco-Manuel de Moraes) liberada só p/ veículos leves, com limitador de altura para controlar o acesso à ponte em Manoel de Moraes.

RJ-194 interrompida pelo rio Paraíba do Sul, 10m acima do nível e que invadiu a rodovia a 4 km de Gargaú. Expectativa de liberação essa 5ª.

RJ-242 meia-pista em diversos trechos entre a RJ-130 até Campinas, distrito de Nova Friburgo.
Equipes mobilizadas em toda extensão da via.

Doações ao interior da Serra

Leve até quinta a noite, no Parque dos Patins,os seguintes donativos e diga que é especificamente para o caminhão do #CESOrj que vai pra Conquista.


- água sanitária
- vela
- fósforo
- creme intimo (ginecológico)
- pasta e escova de dente
- sabonete
- roupas íntimas
- roupas de crianças
- brinquedos

Prorrogados prazos de pagamentos para tributos de empresários

Devido ao estado de calamidade nos municípios de Areal, Bom Jardim, Nova Friburgo, Petrópolis, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Teresópolis, alguns prazos de pagamento e entrega de declarações de empreendedores e empresários foram prorrogados.

Nesses municípios, o pagamento dos tributos do Simples Nacional fica assim: pagamento referente a dezembro de 2010 com vencimento em 20 de janeiro de 2011, o prazo fica para o dia 29 de julho de 2011; pagamento referente a janeiro de 2011, com vencimento em 20 de fevereiro de 2011, o prazo fica para o dia 31 de agosto também de 2011; pagamento referente a fevereiro de 2011, com vencimento em 20 de março de 2011, o prazo foi ampliado para o dia 30 de setembro de 2011.

* Os contribuintes destes municípios devem gerar (ou gerar novamente) o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) relativo a dezembro de 2010 após a atualização do aplicativo PGDAS com os novos vencimentos. A previsão é que esse aplicativo esteja pronto nos próximos dias.

A entrega das declarações relativas aos tributos referentes à Receita Federal do Brasil foi prorrogada para até o dia 31 de julho de 2011.

Qualquer dúvida pode ser tirada pela Central de Relacionamento 0800-570-0800.

Comboio CESORJ - neste sábado!

É OFICIAL!

CONVOCAÇÃO para subirmos ao interior - iremos ter como QG o CEASA de Conquista e iremos a Vieira, Campinas, Salinas e arredores.

Encontro sexta, 9h no Parque dos Patins. Saída 10h. Volta no domingo, 20h, mesmo lugar.

Conseguimos um ônibus com 47 lugares - prioridade para médicos, veterinários, psicólogos e pessoas com habilidades especiais (motorista de caminhão, praticante de escalada/rapel, pedagogos, atores, etc). Estamos cadastrando voluntários via grupo no Facebook e via comentários aqui.

Quem puder ir de carro, melhor. Ele ficará estacionado no CEASA. Lá tem um galpão para pernoitarmos.

Vamos sexta e voltamos domingo. Mas podemos combinar na sexta de voltar por partes, dependendo da possibilidade de cada um.

Cada um é responsável por si: levar saco de dormir (pra quem não for dormir no carro), comida, bebida, higiene pessoal, botas e luvas. Leia as dicas.

Quem quiser ir e não puder pernoitar, avisa que organizamos uma maneira de viabilizar a participação.

Spread the word. Divulguem. Vamos nos mobilizar! Chegou a hora.

As crianças precisam de doações

O Hotel Bucsky, ponto de coleta de donativos em Nova Friburgo, precisa de produtos de higiene pessoal, material de limpeza, roupas e calçados para bebês e crianças, botas de borracha, colchonetes, toalhas de banho, roupas de cama, cobertores, máscaras e luvas cirúrgicas.

“Recebemos muitas roupas de adultos, e as crianças estão sem roupas, sapatos, mamadeira, leite”, conta Priscila Höhn, gerente de comunicação do hotel.

O Bucsky fica na Estrada Rio-Nova Friburgo KM 76,5, Ponte da Saudade - Nova Friburgo. O telefone é (22) 2522-5052.

Confira linhas de ônibus em funcionamento

Segundo o site In360, a Friburgo Auto Ônibus Ltda (Faol) informou na manhã desta quarta, dia 20, que já estão em funcionamento as linhas: Alto de Olaria, Alto dos Michéis, Alto dos Vieira, Alto Perissê, Amparo, Barracão dos Mendes, Boa Esperança, Braunes, Campo do Coelho, Cascatinha, Catarcione, Conquista, COrdoeira, Interpass, Lumiar, Maria Thereza, Mury, Nova Suiça, Olaria, Olaria x Conselheiro, Paraíso / Jacina, Ponte da Saudade x Duas Pedras, Rio Bonito, Riograndina, Santo André, São Geraldo, São Jorge x Centro, São Pedro, Theodoro, Vargem Grande x Marechal Rondon, Varginha e Varginha / Via Ouro Verde.

Posto de coleta de ração de animais

O posto de coleta de ração de animais funcionará de segunda a sexta, de 9h às 17h, no Terminal Rodoviário Roberto Silveira – 4º andar – Centro – Niterói.

O material será encaminhado aos abrigos de cães e gatos criados por protetores de animais nas cidades de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo.

Informações pelo telefone (21) 2613-3988 Ramal 220 e e-mail smpe@niteroi.rj.gov.br

Potes com tampa plástica para leite materno

Precisamos URGENTE de vidros com tampa plástica para envio de leite humano p/ bebês desabrigados.

Levar para o Instituto Fernandes Figueira na Av. Rui Barbosa 716 no Flamengo.

207 desaparecidos

Pela última contagem do Ministério Público, 207 pessoas seguem desaparecidas em toda a região serrana. A maior parte morava em Teresópolis (97) e Friburgo (82). Três pessoas de Bom Jardim, uma de Cordeiro e uma de São José do Vale do Rio Preto também estariam desaparecidas, além de outras 25 cuja cidade não foi informada.

A lista está disponível no site do Ministério Público, onde também é possível preencher a ficha para registro de desaparecidos.

Informações de desaparecidos em Teresópolis

O Centro de Gerenciamento de Crise (CGC) de Teresópolis continua fornecendo informações sobre moradores desaparecidos, locais isolados e endereços de abrigos. O Centro coordena também todas as operações de busca, salvamento e desobstrução de ruas e rios.

O CGC fica na Rua Nilza Chiapetas Fadigas, 190, Várzea. Telefones: (21) 2742-4704 ou (21) 2742-9684. E-mail: cgcteresopolis@gmail.com

Locais de doações no Rio de Janeiro

Se a vontade é doar, mas não sabe onde, aqui está uma lista com ONG’s e organizações confiáveis perto de sua casa. Independente da forma e quantia ajude!

Centro

Endereço: Praça Cruz Vermelha, 10/12 – Térreo. Telefone.: (21)2508 - 9090.

SuperVia: Estação Central do Brasil - Balcão de Informações - segunda a sexta, das 7h às 17h

Pontos com o ônibus de coleta de doações identificado com uma faixa “Parada Solidária Faça aqui sua doação / Desabrigados pelas chuvas”.Largo da Carioca, Cinelândia (a partir de 2ª feira, dia 17, em frente à Câmara dos Vereadores).

Centro de Tradições Nordestinas, a Feira de São Cristovão. As doações de roupas, água e alimentos não perecíveis podem ser feitas de terça a domingo, na praça dos Repentistas.

ONG Viva Rio: Você pode doar em todas as unidades das Lojas Americanas e nas estações do metrô de General Osório, Siqueira Campos, Botafogo, Carioca, Glória, Largo do Machado, Catete, Central do Brasil, Saens Peña, Nova América e Pavuna. Poderão ser doados até o dia 11 de fevereiro água, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal.

Ou doe na sede: Rua do Russel, 76, Glória. Telefones: (21) 2555-3750 e (21) 2555-3785.

Flamengo

ONG Rio Solidário: Travessa Euclides Matos, 17 Laranjeiras. Atendimento de segunda a sexta-feira de 10h às 12h e 14h às 17h. Telefone: (21) 2299-5624.

Rua Pereira da Silva num 330 apto 1503 até sexta-feira dia 21.
Contatos: Jokasta - 2288254922
Natália Quirino - 2181122983/2134772708
Nicoli Nery - 2186502172

Botafogo

FIA (Fundação da Infância e Adolescência) R. Voluntários da Pátria, 120

Copacabana

Ong Mouranes: Rua Lamartine Babo,16 -Casa-Ipanema. Telefone: (21) 97564341/97705154 Fax: (21)22592570

Praia para todos: Posto 3. Estão recolhendo água mineral, alimentos não perecíveis e de fácil uso como sopa instantânea, material básico de higiene.

Leblon

AMaLeblon : 23º Batalhão, Av. Bartolomeu Mitre.

Ipanema

Rotary: Praça General Osório

Niterói

FIA (Fundação da Infância e Adolescência): Rua General Castrioto 589 - Barreto

Casa da Amizade/Rotary: R. Murilo Portugal, 1130 – Charitas

Outras localidades

Polícia Rodoviária Federal: Nas estradas e Km's abaixo

BR-116: Km 133 (funciona 24h)
BR-101: Km 269 (funciona 24h)
BR-040: Km 109 (das 8h às 17h)
BR-116: Km 227 (das 8h às 17h)

Doações para animais

Méier - Carla Bello: 8829-9026

Tijuca - Clínica Veterinária Doutor Fiel: Doações de ração e remédios para animais. Rua Araújo Pena, 76

Flamengo - Distribuidora Costa Leivas - Rua Correa Dutra, 99, Loja 05

Copacabana - Lojas Bicho Bacana, Rua Santa Clara, 110 e Rua Paula Freitas 61

Botafogo - Patas & Penas - Rua Voluntários da Pátria, 374

Urca - Patas & Penas - Rua Marechal Cantuária, 70 - Loja B

Gávea - Loja Pet Gávea - Rua Marquês de São Vicente, 07

Barra da Tijuca - Loja Áquário Pet Barra - Avenida Ayrton Senna, 3383 - Loja 149

1a. FEIRA DE ADOÇÃO DOS ANIMAIS DA REGIÃO SERRANA

1ª Feira de adoção de cães e gatos resgatados na região serrana do Rio, será neste sábado 22/1, das 9hs às 16hs Rua Paula Freitas, 61-Loja Bicho Bacana - Copacabana.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Atendimento especial da Caixa

Começam a funcionar amanhã, quarta-feira (19), os postos de atendimento temporário da Caixa Econômica Federal (CEF) em Nova Friburgo e Teresópolis. Os serviços incluem análise e liberação de pagamento do FGTS aos trabalhadores das regiões atingidas pelas chuvas.

Nos municípios de Areal, Sumidouro e São José do Rio do Vale Preto, funcionários da Caixa atenderão em espaços cedidos pelas prefeituras, em datas e horários ainda não divulgados.

A Caixa informa ainda que os moradores da região terão carência de 90 dias e moratória de multas e juros nos contratos de crédito comercial e de crédito habitacional. Poderão também renegociar seus contratos em condições especiais.

SERVIÇO:

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 18h; e aos sábados, das 9h às 13h

  • Nova Friburgo: Praça Getulio Vargas, 89 (prédio da Secretaria Municipal de Cultura)
  • Teresópolis: Avenida Lúcio Meira, 833 (Igreja Batista)
Informações: 0800-7260101